Goleiro Kuromoto é campeão italiano de futsal em 2013

O goleiro Guilherme Kuromoto, que iniciou carreira na AABB de Londrina (PR), conquistou o título de campeão italiano de futsal, o “scudetto”, pelo Marca Futsal no mês passado, contra a forte equipe italiana Luparense, que era a atual campeã até então.
O Marca Futsal, time do goleiro brasileiro, passou pelas quartas de final pelo Cogianco, time de Roma. Na semi-final, passou pelo Asti. E nas finais o time de Kuromoto venceu o Luparense em disputa no sistema de melhor de cinco jogos. Mas foram necessários apenas três partidas para que o Marca Futsal fosse campeão com vitórias por 3 x 2 no primeiro jogo, 5 x 3 no segundo e por 3 x 2 na partida que decidiu o campeão italiano, o vencedor do scudetto da temporada 2012-2013.
Da AABB para o mundo!
Kuromoto começou a jogar bola aos 7 anos. Mas, no início, Kuromoto não jogava no gol. Era jogador de linha. A curiosidade é que se tornou goleiro – profissão que o sustenta desde 2003 –, quando um goleiro faltou ao jogo. Sem opção, o treinador improvisou com Kuromoto, em um campeonato ainda nas categorias de base.
Kuromoto iniciou a carreira como profissional ainda no Brasil. Seu primeiro time como profissional foi a Associação Atlética Banco do Brasil(AABB)/Londrina, que na época disputou a Liga Nacional, no início dos anos 2000. De lá, Kuromoto seguiu para a Itália.
 
“Joguei no Cinecittá por 2 anos. Depois, tive passagens pelos times Spoleto, Marca Trevigiana, Montesilvano, Arzignano, Cagliari, Rieti e Marca Futsal”, conta Kuromoto, que também teve uma rápida passagem pelo Roma, time pelo qual jogou alguns amistosos no Japão. Hoje com 26 anos, Kuromoto – que, com dupla cidadania, chegou a jogar pela seleção da Itália -, conquistou um título inédito em sua carreira: campeão italiano de futsal. “meu primeiro tituto da serie A”, conta.
Futuro
O goleiro diz que até pensa em voltar para o futsal brasileiro. Enquanto isso, o futuro de Kuromoto é incerto e pode ser até que ele saia do futsal italiano. “Estou vendo ainda o que fazer. Assinei (contrato)com um grupo de representantes espanhóis. Agora preciso esperar as possíveis ofertas”, revela.
JOGO RÁPIDO
Qual foi a defesa mais marcante?
São muitas as defesas marcantes, mas acho que foi em 2009 quando jogava no Montesilvano, onde defendi 2 penaltis na disputa que valia uma vaga para a final do campeonato italiano.
As pessoas te reconhecem como jogador nas cidades onde você joga?
Na Itália, as pessoas chamam, pedem autógrafos, luva, tênis, e muito mais. Acho isso muito legal, é um reconhecimento muito agradável. No Japão, onde joguei alguns amistosos, o reconhecimento é ainda maior. Mas aqui joguei pouco tempo, então o pessoal normalmente não me conhece fora de Londrina.
Tem algum ídolo, seja no futsal ou não?
Jesus.
Qual o melhor jogador de linha em atuação no Brasil, hoje, na sua opinião? E fora do Brasil? E goleiro, no Brasil e fora?
Neto. Fora do Brasil acho que o Torras da Espanha. De Goleiro no Brasil, gosto muito do Guitta, jovem e com muita qualidade. Fora do Brasil gosto do atual goleiro da seleção italiana Stefano Mammarella e de um ex-companheiro na época do Londrina/AABB, o Gustavo, atual titular da seleção Russa.
Com informações:
Giovanni Nobile Dias
Assessor de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.