Bola Caipira: Conheça um pouco da história do Frango Sertanejo

O Frango Sertanejo, foi um dos principais times do futsal paulista nos anos 80. Fundado em 1979 e com sede em Guapiaçu (450 km de São Paulo), O Frango Sertanejo tinha como meta a interação dos funcionários da empresa (Frigorífico Avícola Guapiaçu). A primeira disputa em um torneio de futsal aconteceu em 1980, na cidade vizinha de São José do Rio Preto. A competição, denominada ‘Inácio Antonio Gonçalves’, reuniu equipes da região.

Nos anos seguinte, o Frango Sertanejo participou de campeonatos oficiais em SJ do Rio Preto e em 1984 veio o primeiro título: a Copa ‘Palestrão’ – promovida pelo Palestra EC e organizada pela Liga Rio Pretense de Futebol de Salão. A partir de então, os títulos vieram de maneira natural, até que na metade dos anos 80, veio a filiação junto à FPFS (Federação Paulista de Futsal), para a disputa do Campeonato Paulista do Interior. Na época, o plantel era formado por Carani, Guilherme, Luizão, Zé Euclides, Fernando, Edmo, Silvio, Rubinho, Pastorelli, Bene, Amarildo, Tony, Osni, Tuchê, Candião e Valdir.

Em 1991, o ‘Frango’ foi campeão pela sexta vez da Copa Rio Preto e bi-campeão paulista do interior – competição promovida pela FPFS.  Durante os cinco anos como equipe profissional, sempre figurou entre os primeiros colocados, no entanto, as atividades encerraram-se em 92, após as conquistas do ‘Paulista do Interior’ (pela terceira vez) e da Copa Rio Preto (pela terceira vez).

Abaixo as pessoas que fizeram parte da comissão técnica:
Presidente: Sr Etelvino Matos Canhoto
Supervisor: Luís Fernando
Massagistas: Gersinho / Magalhães
Roupeiros:  Carani / Paulão
Preparadores: Aguinaldo/ Dê / Altair Moioli
Técnicos: Waldir / Celso Locci / Ze Rodrigues.

Celso Locci, um dos treinadores do Frango Sertanejo: 

Meninos de ouro, um bom treinador não monta uma boa equipe com péssimos jogadores, Mas, um péssimo treinador acaba com uma equipe de bons jogadores. Que essa mensagem fortaleça a todos os que estão se dedicando a carreira de treinador. Muito obrigado por tudo que vocês me ensinaram. Gratidão a todos“.

 Ze Rodrigues: ex-jogador e ex-técnico do Frango Sertanejo:

Nada é por acaso, essa passagem que o esporte nos proporcionou, foi um período de ajustes, discórdias, reparações, tolerâncias, derrotas, vitórias, tristezas, alegrias, mas o saldo é muito AMOR E GRATIDÃO. Digo com muita convicção, que ali nos tornamos pessoas melhores, aprendemos a compartilhar resultados de esforços coletivos e essa escola nos deu a humildade e o equilíbrio para direcionar nossas vidas. A todos os amigos desse grupo, um abraço, com muito carinho”.

Fotos: Divulgação | Arquivo – Revista Competir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.