Curso Análise de Desempenho e Pedagogia reune grandes nomes do futsal

No último sábado (20), encerrou o Curso Análise de Desempenho e Pedagogia do Treino de futsal. Palestrantes e treinadores das equipes participantes da LPF se reuniram durante três dias seguidos na EEFE (Escola de Educação Física), da Universidade de São Paulo. O projeto contou ainda com a realização da Liga Paulista de Futsal / Futsaltatico / USP, em parceria com o VideObserver.

Palestraram: Daniel Graça, Simão Assunção e Daniel Junior, auxiliar técnico do JEC / Krona e treinador da categoria sub-20.

Pós-Curso:

Para Douglas Caetano, Diretor de Tecnologia da LPF, os três dias de curso na USP serviram para fortalecer ainda mais o projeto na LPF de evolução e modernização dos clubes:

“O tema abordado ‘Análise Desempenho e Pedagogia do Treino, serviu para que todos entrassem em sintonia que não estávamos voltados à tecnologia, e não apenas discutir a tecnologia, mas sim como a tecnologia poderia ajudar na melhoria da qualidade do jogo e do treino para os nossos treinadores”, conta.

Douglas ainda agradece a presença dos treinadores da LPF, do corpo de docente da USP:

“Quero agradecer a todos os envolvidos no projeto e nosso legado maior deste curso: A CRIAÇAO DO PROGRAMA DE ESTAGIO de ANALISTAS DE JOGO, que dentro de um a dois anos teremos um novo profissional nas comissões tecnicas de nossos clubes : O ANALISTA DE JOGO. Assim, as equipes estarão gerando empregos. Quem sai fortalecido neste curso mais uma vez são os clubes da LPF”.

Com muita experiência na Europa, mais especificamente em Portugal, Simão Assunção, um dos palestrantes, diz que todo o conteúdo atraiu a atenção dos profissionais presentes:

“O curso de análise e desempenho e pedagogia do treino teve conteúdos muito interessantes, que, certamente, sensibilizaram os diversos agentes desportivos, dos clubes. O curso mostrou que a tarefa de análise pode e deve ser aplicada desde as categorias de base até a categoria adulta. Num médio/longo prazo, isso terá frutos extraordinários nos clubes, incluindo a parte financeira e, principalmente, a parte desportiva”.

Simão também fala da importância desta análise nas categorias de base:

“Nas categorias de base, a análise de desempenho ajudará os jovens atletas a evoluírem, para mais tarde se encaixarem na categoria adulta. Neste categoria, a análise de desempenho fará com que essa equipa esteja mais perto de ganhar”, completou.

12767282_988169821248733_40329095_nO treinador da AD Yoka/Acr/Unisal, Wesley Szabo, o Alemão, aprovou todo o conteúdo aplicado nos três dias de atividades:

“Foi muito proveitoso, pois a visão da Liga Paulista é de qualificar o nosso esporte, ajudando a comissão técnica com melhorias através da tecnologia! Acho que o V.O. e os estagiários vão ajudar muito o meu trabalho! E vejo que a LPF está no caminho certo. Com certeza vai abrir um mercado de trabalho, criando o analista e desempenho, que faz necessário”, explicou.

Felipe Sá, treinador das categorias de base do Santos FC, afirma que foi um curso de alto nível:

“Acredito que foi o primeiro curso de análise de desempenho voltado para o futsal. Para mim foi ótimo. Voltei com bastante ideias e irei aplicar no Santos FC para ter um controle maior sobre o desempenho dos atletas. Irá ajudar muito essa análise para desenvolvermos nossos atletas.

Além disso, o evento contou com palestrantes de alto nível. Com certeza a análise de desempenho feita pelas equipes adultas irá contribuir nas categorias de base do Santos”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.