De um lado, aquele que deixa qualquer partida ainda mais vibrante. De outro, um dos maiores marcadores do futsal brasileiro. Além destas duas qualidades, Vander Carioca e Bigão vão além: ambos são ídolos, multi campeões e têm muita história pra contar.
Desde de 2015 no Corinthians, Vander Carioca, de 41 anos, se firmou com um dos grandes líderes do time. Decisivo nas horas mais difíceis, o pivô foi peça fundamental na inédita conquista da LNF (Liga Nacional de Futsal) de 2016. Nesta LPF, Vander Carioca marcou cinco gols em 11 partidas.
No entanto, a carreira de Vander dos Santos Ferreira começou no Social Ramos Clube (RJ), passando ainda por equipes tradicionais como Tio Sam, AE Tejusa, AD Wimpro, ADC GM/Chevrolet, Atlético Mineiro, Iate Kaiser, Rio Miécimo, Flamengo, Vasco da Gama, Playas de Castellón (ESP), Miró Martorell (ESP), Arzignano-Grifo (ITA), MFK Norilsk Nickel (RUS), MFK Tyumen (RUS) Petrópolis EC e Krona Futsal.
Vander Carioca também marcou presença em dezenas de jogos pela Seleção Brasileira de Futsal, sendo medalha de Prata na Copa do Mundo de Futsal (Guatemala/2000), Medalha de Bronze na Copa do Mundo de Futsal (China/Taipei/2004) e duas medalhas de ouro: Copas América de Futsal, edições 1998 e 1999 (ambas em Joinville/SC).
Robson Oliveira Brocchine, o Bigão (42 anos), chegou na AABB/Mapfre em 2009, após uma curta passagem pelo São Paulo/Suzano. Antes, o fixo defendeu as cores do EC Banespa, Cortiana/UCS, de Caxias do Sul (RS), Pietrobon (RS), GR Barueri, São Paulo, São José/ValeSul.
Antes de se profissionalizar, Bigão começou na categoria fraldinha da AA Santo Amaro, clube da zona sul de São Paulo. Na sequência, passou pela categoria sub-20 do Corinthians, onde ficou de 1994 a 1998.
Vale lembrar também, que o fixo teve uma curta passagem pelo futebol de campo, quando defendeu o São Paulo FC e a SE Palmeiras. Nesta edição da LPF, o fixo Bigão balançou as redes em duas oportunidades. Até o momento foram 12 partidas disputadas.
AABB/Mapfre e Corinthians disputaram a final da LPF em 2013, quando o Timão levou a melhor, ao ficar com o título apenas na prorrogação. Na última semana, pela primeira partida das semfinais, a AABB, jogando dentro de seus domínios, venceu por 2 x 1 e depende de um simples empate para seguir na competição. Já o Corinthians precisa de uma vitória no tempo normal e um empate no tempo extra. O jogo da volta acontece dia 29 (terça-feira), às 21h, no Ginásio Wlamir Marques (zona leste de SP).


