Vaidades e amadorismo estão acabando com o futsal brasileiro

Não são apenas os atletas que sofrem as consequências de um projeto mal elaborado. Supervisores e diretores são penalizados na mesma forma, ou seja, dispensados durante as principais competições da temporada. Claro, que não se deve cometer nenhum tipo de injustiça, ou generalizar toda a situação, até porque existem cidades onde o futsal é levado a sério, principalmente no sul do país. Mas o que se vê por ai, são municípios ‘brigando’ pelo ego entre seus comandantes.

Muitos destes usam a modalidade apenas como apoio em épocas de eleições, visando uma possível vitória nas urnas, e consequentemente um bom papel nos Jogos Regionais ou Jogos Abertos do Interior. Além disso, uma partida com transmissão ao vivo pela TV serve como ‘alicerce’ para a autopromoção, esquecendo-se que são os atletas as principais atrações do evento, e não candidato ‘A’ ou candidato ‘B’.

Times montados “às pressas” e desmontados dias depois refletem muito bem o atual momento do futsal. Aliás, um mau momento que vem se alastrando ao longo dos últimos anos. Prova de toda esta desorganização é ida de dezenas de atletas para o Fut7 (modalidade em plena expansão nas principais cidades do Brasil).

 Falando mais especificamente de São Paulo, nos últimos quatro anos, muitas equipes encerraram suas atividades sem mesmo estrearem em competições oficiais. Além disso, não é apenas um time que para, mas sim muitos profissionais que precisam do emprego e por irresponsabilidade de muitos dirigentes ficam a mercê da situação.

 Por ética ou receio  em perder o que ainda lhes restam, muitos atletas e treinadores preferem o silêncio para que seus empregos também não cheguem ao fim antes da hora, ou que futuramente tenham portas sejam fechadas. Mas ainda assim, em Redes Sociais, o desabafo e a indignação de boa parte destes profissionais são constantemente lidos, no entanto, ainda não o suficiente para sensibilizar seus respectivos ‘coronéis’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.