Solidariedade: Jaraguá Futsal junto na luta contra a paralisia infantil

O espírito solidário invadiu a Arena Jaraguá, no último dia 28 de julho, e o Jaraguá Futsal (Pericó/CSM/Real Vidros/Kaiapo’s), mais uma vez, mostrou seu apoio. Antes da partida realizada contra o São José, pela Liga Nacional 2015, a equipe jaraguaense literalmente vestiu a camisa em contribuição à Campanha do Rotary “End Polio Now”, para a Vacinação contra a poliomielite.

Esta é uma ação internacional, idealizada no município, pelo Rotary Clube de Jaraguá do Sul Vale do Itapocu (Distrito 4650). O movimento tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da vacina e a radicalização a doença no mundo. Diversas equipes de futebol já aderiram à campanha, e o Jaraguá foi a primeira de Futsal a participar. No momento de aquecimento pré-partida, os atletas usaram a camiseta da campanha e uma faixa foi levada à quadra na apresentação das equipes.

Existem duas vacinas contra a poliomielite. A VPO-Sabin, ou vacina da gotinha, que faz parte do Calendário Básico de Vacinação. Ela deve ser aplicada aos 2, 4, 6 e 15 meses de idade. Até os cinco anos, as crianças devem receber doses de reforço anualmente. A vacina Salk, administrada por via intramuscular, é indicada para pessoas expostas, com baixa imunidade, ou que viajarão para regiões onde o vírus ainda está ativo.

Saiba mais sobre a Poliomielite

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas. O vírus pode ou não causar paralisia, mas se alcançar a corrente sanguínea, pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores.

Na maioria dos casos, a infecção pelo vírus da poliomielite pode ser assintomática, ou seja, não possui sintomas. Mas, se houver, os sintomas variam de acordo com a gravidade da infecção. Pode causar fraqueza muscular e fadiga intensa na vida adulta, febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação, espasmos, rigidez na nuca e meningite.

Próximos jogos

O time está envolvido em dois grandes campeonatos da modalidade: A Liga Nacional e o Campeonato Catarinense. Pela divisão especial do Estadual, o próximo desafio será no dia 18 de agosto, contra a equipe de Joaçaba, às 20h15, no ginásio da Unoesc (Campus I). Pela Liga Nacional, o Jaraguá joga contra o Orlândia,  no dia 11 de agosto, no ginásio Maurício Leite de Moraes, às 20h15.

Informações: Gabriela Bubniak / Foto: Marcelo Luis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.