Seleção Brasileira Universitária de futsal feminino treina em Braga

Seleção brasileira já está em Portugal (Foto: Ricardo Silva)

A Seleção Brasileira Universitária de futsal feminino já está em Braga (Portugal), onde disputará a terceira edição do Mundial da modalidade. As canarinhas estão treinando antes da estreia, que será no domingo (19) contra a Rússia, às 10h30 da manhã (horário de Brasília).

O plantel havia realizado dois treinos em Chapecó/SC, na segunda-feira (13). A delegação partiu de avião na manhã de terça para São Paulo, onde se encontrou com os membros convocados da Nacional Gás/Unifor. Na noite do mesmo dia, embarcaram rumo a Porto, chegando na quarta de manhã a Braga, após deslocamento por estrada. O Mundial vai até o próximo dia 25.

O primeiro treino em solo português foi já na noite de quarta. O técnico Éder Popiolski trabalhou por duas horas com as atletas. Nesta quinta, mais duas atividades da Seleção – uma de manhã e outra de noite. Tudo para que as canarinhas estejam bem para o Mundial. Serão cinco seleções jogando entre si em turno único, sendo campeã quem fizer mais pontos.

* Dificuldade prevista e diversidade no elenco

É esperada dificuldade nesta competição: embora sejam as atuais bicampeãs, as brasileiras sabem que as adversárias não facilitarão. A Rússia, equipe da estreia, dificultou no Mundial de 2010, em Novi Sad (Sérvia), quando perdeu por apertados 3 a 2. Portugal foi vice nas duas edições já disputadas – e, em casa, quer dar o troco no Brasil. A Espanha é conhecida pelo seu organizado futsal feminino adulto e, agora, quer mostrar as garras no universitário. Por fim, a França, que está apresentando crescimento não só no futebol feminino: tem o futsal que é atual campeão mundial escolar.

Por falar no Mundial de 2010, a Seleção Brasileira tem quatro modificações, com as atletas Renata (Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora), Nega (Uniasselvi/Brusque), Kessany e a goleira Júlia (ambas da Unifor/Nacional Gás). Em termos das permanências, três delas estão desde a primeira edição em Vitória, 2008: Vanessa, Valéria (ambas de Chapecó) e Ariane (hoje na Unesc/Criciúma). Inclusive, Valéria foi eleita a melhor jogadora da competição nos dois ouros do Brasil.

Neste 2012, Éder Popiolski destacou a diversidade do elenco, justificada pelo crescimento do futsal feminino em nosso país. Ao site da confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) declarou: “Temos jogadoras de oito estados – Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul. São atletas que jogam Ligas e torneios tanto universitários quanto profissionais, e que também representam a Seleção Brasileira principal”.

* Mais do Mundial

Além do feminino, o Mundial terá masculino também, sendo a 13ª edição deste. O Brasil luta pelo penta. 16 equipes jogarão e os canarinhos estão no Grupo B, ao lado de Omã, Espanha e Cazaquistão. A estreia dos meninos será também no domingo, contra Omã.

As partidas dos dois sexos acontecerão no Ginásio da Universidade de Minho (UMinho) e no Parque de Exposições de Braga (PEB). Porém, as garotas do Brasil somente jogarão na quadra da Universidade. A competição pode ser acompanhada pelo site http://futsal.wuc2012.uminho.pt .

* Tabela de jogos do Brasil feminino
(todas as partidas no Ginásio da UMinho; horário de Brasília)

19/08 – 10:30 – Brasil x Rússia
20/08 – 10:30 – Brasil x França
23/08 – 12:45 – Brasil x Espanha
25/08 – 12:15 – Brasil x Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.