Pinhal Futsal comemora 20 anos de história e sonha em disputar a LPF

Uma das cidades mais tradicionais no futsal paulista, Espírito Santo do Pinhal (202 km de São Paulo), conta com uma equipe, a qual completa vinte anos de existência: a Associação Pinhal Futsal, ou simplesmente ‘Pinhal Futsal’.

A seguir, o Presidente do clube, Ademir Cornélio, fala como surgiu a ideia em montar uma equipe de futsal:

“No final dos anos 80 e início de 90 havia uma equipe muito forte em nossa cidade, com o nome de Chivas Pinhal, mas que teve suas atividades encerradas. Então, alguns jogadores junto com o primeiro presidente, jogando os “Regionais” em 1997, e defendendo a nossa cidade, se juntaram e após algumas conversas resolveram voltar o futsal e formaram a Pinhal Futsal. No ano seguinte, começou a disputar os campeonatos da Federação Paulista de Futsal”, explica.

Ademir se lembra quais eram a principais dificuldades enfrentadas na época:

“As dificuldades foram o apoio financeiro, pois no início, tínhamos que correr atrás de tudo patrocínio, fazer eventos, cobrar ingressos nos jogos. Tudo para manter os atletas, transportes nas viagens e taxas de arbitragem”.

Atuando na Série A2 do futsal paulista, a equipe pinhalense já contou com grandes atletas, que hoje disputam a LPF (Liga Paulista de Futsal), dentre eles: Kaká (Barueri), Taquá (FIB/Bauru), Bruno Donha (Pulo do Gato), Japa (Mogi Futsal), e Laércio Buranello (ex-AA Pompéia).

Mas antes, os primeiros atletas foram os próprios fundadores da equipe, como Juninho Scalezzi, Marcio, Tiago Salim, Dei, Tatu, Fábio (goleiro que depois foi pra Intelli), Fabi, Chandelle, Ricardinho, Dedé, Banha, Paulinho, Edevaldo e Rick, além do técnico Fê Tesserolli. Na ocasião, o Presidente era Rubens Salin, o ‘Saloca’

Segundo o Presidente, a segunda partida semifinal do Campeonato Paulista de 2007, contra Araçariguama, disputada no ginásio da FPFS, foi o jogo mais inesquecível:

“Tínhamos perdido o primeiro jogo em casa, e ficamos em desvantagem, ninguém mais acreditava e fomos para lá, conseguimos ganhar o jogo no tempo normal. Na prorrogação, foi muita emoção ao conquistarmos a vaga para a final, mas, infelizmente, perdemos o título em casa para o Rio Branco, de Americana”, relembra.

Ademir Cornélio ainda fala sobre os títulos Inesquecíveis:

“Temos dois títulos inesquecíveis: em 2012, quando fomos campeões paulistas no masculino, contra Araçariguama (no último segundo da prorrogação) e também no mesmo ano, ficamos com título no Paulista A2 – Feminino”.

Nestas duas décadas de história, o futsal pinhelense quer mais:  “Uma de nossas pretensões no futsal é conseguirmos uma parceria forte para jogar a Liga Paulista”, completou.

ASSOCIAÇÃO PINHAL FUTSAL:

Presidente: Ademir Cornélio

Diretores: Marcelo Chain Pinto (Diretor de Relações junto à FPFS), Najar Roberto Porcel (Diretor Financeiro),  Mario José Arpaia (Diretor Jurídico);

*A equipe manda seus jogos Ginásio Guilherme de Moraes Ribeiro (Ginásio da Dinda);

Principais patrocinadores:

Departamento de Esportes Prefeitura Municipal, Bioleve, Pinhalense S/A Máquinas Agrícolas, Unipinhal e Sicredi.

Fotos: Divulgação | Pinhal Futsal

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.