“Peladão de luxo?” Não, vale o título da Liga Nacional de Futsal 2014

Se não valesse o título de campeão da Liga Nacional, a partida entre Brasil Kirin e Intelli/Orlândia seria uma confraternização de fim de ano entre amigos. Aliás, grandes amigos. Uma espécie de ‘peladão de luxo’. Mas o duelo coloca os principais nomes do país frente a frente. Todos de olho na conquista da principal competição do futsal brasileiro.

De um lado, Falcão, Tiago, Emerson, Ricardinho, Tatu e Adriano Foglia. Do outro, Guitta, Ciço, Cabreúva, Caio, Marinho, Diece, Dieguinho e Vinícius. Todos com algo em comum: o dom de serem vitoriosos. Seja em clubes ou seleções nacionais.

No entanto, o que chama mais a atenção será o confronto entre Vinícius e Falcão. Ambos atuaram na equipe da Intelli nas duas últimas temporadas e hoje estão em lados opostos.

Orlândia briga pelo tricampeonato, enquanto Sorocaba quer o primeiro título em seu primeiro ano de projeto. Se não bastasse, o ala Falcão vai para sua 10ª final consecutiva, sendo a quarta no futsal paulista (em 2011, o craque defendeu as cores do Santos FC).

Comentaristas e demais especialistas em futsal falam sobre esta decisão inédita e histórica:

 

atilioAtílio Dias (Supervisor de Futsal e campeão nacional pelo Atlético Mineiro entre 97 e 2000):

Jogo de multi campeões, de atletas de seleção, de treinadores vencedores e de dois dos maiores protagonistas que o futsal já conheceu: Falcão x Vinícius. Considero-me um privilegiado, pois os dois venceram suas primeiras Ligas no Atlético Pax de Minas, onde atuei como supervisor. Vinicius em 97 e Falcão em 99.

Eu aposto sim. Aposto em: muitas emoções, adrenalina a mil! Bom combate de tática, estratégia, raça, excelência de qualidade individual e coletiva. Aproveito para desejar que todos possam estar bem e nos proporcione, nestes dois jogos, um evento épico, e que o futsal possa ser cada vez mais valorizado. Só acredito que não vamos ter tantos gols porque, com Tiago e Guitta, os artilheiros terão uma tarefa complicada”.

 Marcelo Rodrigues, comentarista do SporTV, trata o duelo como uma ‘Saga de Campeões’:Marcelo Rodrigues

O que leva um ser humano à busca da perfeição”? Quando, exatamente, descobrimos que um atleta é genial? Como explicar um gol de peito?  Um gol de perna esquerda numa final em que sua equipe perdia por 4×0 e ao fazer o terceiro esperou o momento certo de definir, vindo de meses de tratamento no joelho? Falo dos dois maiores ícones do Futsal mundial: Falcão e Vinícius.

Quem leva? Um ou outro com certeza, mas o Futsal, sobretudo. Que tenhamos uma grande final e que esses ícones sejam vitoriosos sempre, independente do resultado do jogo”.

IMG_9803 Robson Mello, cronista do programa ‘Bola Pesada’ (Paraná):

Intelli x Brasil Kirin será um jogo em que pequenos detalhes definirão o Campeão da Liga Futsal 2014. Ambas as equipes têm jogadores que podem definir, em questão de segundos, uma partida. De um lado Falcão e um grupo forte em quadra, do outro lado um Vinícius querendo se despedir de Orlândia e de seus companheiros com mais um título! Que vença o melhor, e nessa quem ganha é o torcedor e o futsal brasileiro”.

O primeiro duelo ocorre a partir das 19h desta segunda-feira (1), no Ginásio Agostinho Fávaro, em Paulínia (SP), com transmissão ao vivo do canal SporTV.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.