Novo regulamento da Taça EPTV causa surpresa para muitas equipes

Na noite desta quinta-feira (19), atletas e dirigentes de equipes que disputam a Taça EPTV foram surpreendidos com uma informação nada positiva para boa parte deles.

Para esta temporada, a competição (uma das mais tradicionais do interior paulista), alterou uma cláusula no regulamento o qual PROÍBE atletas FEDERADOS nos últimos 24 meses (2013/2014), em participarem do certame.

O novo regulamento diz o seguinte:

IV – DAS INSCRIÇÕES

Art. 13 – Não será permitida a inscrição de atletas Federados.

1º – Entende-se como atleta Federado, aquele participante que teve a sua inscrição ou renovação efetuada nos últimos 24 meses junto às Federações de Futsal Estaduais, Nacionais ou de outro país.

§ 2º – No decorrer da competição, qualquer atleta que vier a ser inscrito ou a ser renovada a sua inscrição em Federação de Futsal, estará impedido de participar em jogos posteriores.

§ 3º – Para atender o Capítulo X – DOS RECURSOS, os interessados deverão apresentar como prova cabal uma cópia de súmula de jogo Oficial realizado no ano em curso ou uma declaração da Federação Estadual/Liga Nacional, informando o registro em vigor de qualquer atleta relacionado na ficha de inscrição.

A decisão gerou muita discussão nas Redes Sociais, principalmente no Facebook, onde dezenas de postagens surgem a todo o momento desde as primeiras horas da manhã. Alguns são a favor do novo regulamento, mas a grande maioria se manifesta totalmente contra.

Para o fixo Michael, campeão da edição 2014 por Santa Rita do Passa Quatro (253 km de SP), o nível técnico pode cair muito:

“Com esse novo regulamento, a Taça EPTV 2015 será a mais fraca de todas. Estão favorecendo as cidades com menos investimento e com isso deixando a competição nivelada por baixo

Já outros profissionais afirmam que foi uma decisão correta, assim, as equipes de menor investimento teriam mais chances de títulos, e isso deixaria a competição mais aberta.

Confira alguns depoimentos postados no Facebook:

Edinho Raffoul: Treinador e advogado – “O direito ao trabalho é sagrado… está em nossas Leis Federais …por tanto estão suprimindo esse direito… Cumprimentos”.

Fernando Cabral: Treinador – Para mim é simples: é só proibir jogadores com atividade em clube no ano da competição. Acho que os clubes vão agradecer e vão jogar apenas atletas que ficaram sem equipe e os que não são federados ,isso na minha opinião, seria justo“.

Bruno Maracin: Ex-diretor da Federação Paulista de Futsal – “Com certeza foi uma decisão correta, pois têm cidades que contratam jogadores da divisão especial só para jogar o torneio, não revelando novos atletas. Perfeita decisão”.

Ronaldo Cavallaro: Preparador físico – “Não é correto. Por mais que esses campeonatos não possuam a chancela da Federação, muitas equipes têm em seu planejamento disputar essas competições. E algo que envolve mais o município do que o clube propriamente dito. Se fosse seguir esse regulamento, já pensou Jogos Regionais/Abertos sem federados?”

Tom Villa: Atleta – “Na Copa TV Tem está o mesmo critério de sempre: Tudo liberado. Acho um erro , sou contra. Aqui na nossa região é proibido o atleta que estiver federado no ano disputa a Copa Record. Mais estou de pleno acordo com este regulamento da EPTV”.

Vale ressaltar que nossa equipe entrou em contato com a organização do evento, mas até o fechamento desta matéria, ninguém se pronunciou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.