Jaraguá Futsal aumenta equipe multidisciplinar com psicóloga

Com a preocupação de melhorar ainda mais a estrutura da equipe e garantir excelentes condições de trabalho aos atletas, o Jaraguá Futsal  (Pericó/CSM/Real Vidros/Kaiapo’s) aumentou a sua equipe multidisciplinar. Agora o time também conta com uma psicóloga que cuidará da parte da psicologia esportiva. A profissional responsável é Diandra Volpi, que já chegou a atender alguns atletas.

De acordo com o preparador físico Mauro Sandri, este era um dos principais desejos para a equipe, assim que retornou de São Paulo, onde trabalhou com  equipe do Corinthians. “Lá existia uma grande equipe multidisciplinar e acho importante darmos essa condição para os atletas”, diz. Ele expõe que o esporte não se resume apenas nas questões técnicas, táticas e físicas. “Temos consciência de que, em alguns momentos, o fator psicológico é tão importante quanto”, diz Sandri.

Neste ano a equipe conseguiu fechar parcerias que possibilitam colher os frutos dos resultados dentro de quadra. Atualmente o Jaraguá conta com uma equipe médica excepcional, fazendo com que o departamento médico funcione em uma velocidade considerável nas questões de consultas, avaliações clínicas, exames e resultados. Neste ano a equipe também conta com a presença de uma nutricionista, Lidiane Atala que vem desenvolvendo um trabalho de alto nível na questão alimentar dos atletas.

A profissional Diandra Volpi explica que o trabalho do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos (ansiedade, motivação, percepção, personalidade, etc.) influenciam o desempenho físico do atleta, auxiliando-o a derrubar as barreiras que lhe impedem de atingir seu rendimento máximo, como os pensamentos negativos, o medo e a insegurança.

“O objetivo do psicólogo esportista é fazer com que o atleta busque o equilíbrio, tanto físico quanto mental, para desenvolver maior percepção”, diz. Ela ainda comenta que os resultados são muitos, como aumento da concentração durante jogos, diminuição do estresse, automatização de cuidados básicos, velocidade de raciocínio para melhores respostas durante o jogo, entre outras.

O trabalho do psicólogo esportivo junto da equipe:

Antes da competição

– Acompanhamento dos treinos;

– Disposição para o atleta e comissão técnica;

– Diagnóstico individual dos atletas;

– Diagnóstico do grupo;

– Intervenções necessárias apontadas no diagnóstico.

Depois da competição

– Recuperação psicológica e ressignificação da vitória ou derrota;

– Análise das estratégias utilizadas pelo atleta ou equipe.

Foto e informações: Gabriela Bubniak

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.