Há 51 anos nascia um dos clubes mais tradicionais de SP: o GERCAN

Fundado em 21 de Julho de 1965, o GERCAN (Grêmio Esportivo, Recreativo  Cartório Adalberto Netto), se tornou uma das principais equipes do salonismo paulista, formada por funcionários da própria empresa. Mas foram necessários aproximadamente 10 anos para que o clube ingressasse de vez em competições promovidas pela FPFS (Federação Paulista de Futebol de Salão).

Craques consagrados eram uma das marcas do Gercan. Ídolos e campeões como Douglas Pierrotti (hoje auxiliar técnico no Magnus Futsal), Medina, Walmir Preto, PC de Oliveira, Radamés, Serginho e Pança (goleiros), dentre outros, jogavam verdadeiramente por amor à camisa, e muitos conciliavam o trabalho no Cartório com os treinos e jogos.

Vale também ressaltar a importância de Marcos Barbosa na formação de times vitoriosos. Hoje, o ex-treinador ocupa um cargo na Diretoria da FPFS, a convite do também ex-atleta e atual Presidente, Ramón.

Depoimentos:

RamoIMG_7536n (Atual Presidente da FPFS): “O GERCAN, era uma equipe que disputava campeonatos extra-oficiais com atletas renomados, até passar a disputar os campeonatos oficiais da federação. Éramos uma verdadeira seleção (paulista/brasileira). Foram momentos inesquecíveis que passei nessa equipe”.

pançaPança (ex-goleiro): “Foram anos maravilhosos, em que  ganhamos muitos títulos mas faltou um: o da *Taça Brasil, quando fomos vice-campeões. O Vasco da Gama nos venceu na disputa por pênaltis”.

*A competição aconteceu no ano de 1983, em São Paulo (SP).

douglaoDouglas (Auxiliar técnico do Magnus Futsal): “Foi simplesmente a melhor equipe que joguei em todos os sentidos. Dificuldades nunca tivemos naquela memorável equipe, mas tivemos muitas amizades que permanecem até hoje, e é difícil falar de uma só pessoa no GERCAN. Tudo foi muito especial, vários casamentos e muitos filhos uma grande família”.

medinaO ex-ala/canhoto, Medina, que também passou pelo Corinthians nos anos 80, foi um grandes nomes da GERCAN e afirma que que hoje em dia a parte física dentro de quadra é uma das  principais diferenças da época em que atuava:

“O preparo físico é fundamental hoje em dia. Na minha época treinava-se sempre à noite e duas vezes por semana. Agora os atletas treinam todo dia. Por isso que é importante estar bem fisicamente. Quem não tiver pulmão, não joga, e o fato da bola ser mais leve contribui bastante para um bom desempenho em quadra”, disse.

10.08_serginho

Serginho (ex-goleiro): “ O GERCAN, para mim, foi o começo de um grande aprendizado. Subi do juvenil como campeão brasileiro e já estava ‘brigando’ por posição nada menos com o Pança e Robertão. Em seis meses já era titular e atuando com os melhores jogadores e amigos Douglas , Paulinho Rosas, Rada, Preto, J Luiz. Foi um dos melhores times que joguei”.

 

 Principais conquistas:

Campeonato Aberto do Estado (1977, 78 e 79)

Bi-campeão metropolitano

Copa João Ramalho (1978)

Torneio da Vila Matilde (1978)

Torneio da Justiça (1978, 79)

Torneio da Bondade (1979)

Taça de Prata (1979)

Campeonato Paulista da Série Ouro (1982/83/84/85)

Fotos: Divulgação e Arquivo Futsal em Pauta

Foto principal (1986): Sarkis (extraída do Blog Coisas boas do Esporte)

Em pé: Radamés, Cachorro Loco, PC, João Luis, Júnior, Paulinho Rosas, Robertão e PC de Oliveira. Agachados: Medina, Marquinhos, Serginho, Walmir Preto, Douglas e Sr. Natan.