ESPECIAL: Fut7, o ‘extra que é oficial’

A bola, a quadra e as regras não são as mesmas, mas o objetivo é um só: balançar as redes. Além disso, o que o fut7 e o futsal têm em comum? O Fut7 ou Futebol Society conta com nomes consagrados no futsal (dentre eles, Erick, Thiago Gouvea, Leo Morata, Goda, Victor Mello, Paulo Netto, Cezinha, etc), e cada temporada ganha novos adeptos, público e mídia.

Com o futsal em crise, muitos atletas apostaram no ‘sintético’ e estão se dando bem. Primeiro pela estrutura e pelas condições financeiras oferecidas (algo que muitas equipes do futsal anda distante), depois por ter jogos transmitidos ao vivo em canal aberto (no último sábado, dia 25, a Rede TV mostrou duas partidas válidas pela Super Liga Fut7 Brasil, diretamente da Arena Nacional, na Barra Funda, zona leste de São Paulo).

Erick, goleiro com passagens pelos principais times de futsal do Brasil e até do mundo, hoje defende as cores do São Paulo FC no Fut7, e fala sobre as diferenças em atuar nas duas modalidades:

“Estou no Fut 7 pouco tempo (cerca de 1 ano e meio) e apesar de ter algumas ações táticas, físicas e técnicas simularem ao futsal é necessário uma adaptação que vejo não ser tão simples assim. Diferenças como piso, bola , clima, espaço e números de jogadores ao meu ver seriam pontos chaves para que o atleta faça a transição entre as modalidades e consiga obter bom rendimento. Já um atleta que teve oportunidade de vivenciar o futebol de Campo e o futsal leva vantagem nessa adaptação pois há uma combinação notória delas no Fut 7”, explicou.

Erick ainda fala sobre a ida de muitos jogadores do futsal para a nova modalidade:

“A migração vem por conta de vários fatores. Estou fora do futsal desde 2014, quando passei pelo Brasil Kirin/Sorocaba, e confesso que tenho acompanhado pouco, mas pelas notícias e amigos que ainda estão na modalidade posso tirar conclusões que o futsal não vive bom momento, não vem prosperando e na minha opinião estacionou.

Equipes sem apoio, muitos dirigentes sem capacitação, mesmas histórias, atrasos financeiros, fechamentos de equipes enfim algo cansativo que infelizmente o futsal muito tempo vem sofrendo e tentando superar na contramão disso o Fut 7 vem se estruturando, buscando apoiadores, parceiros investimentos altos financeiros procurando transparecer seriedade e profissionalismo tanto dos organizadores quanto gestores das equipes.

O fato de camisas importantes do futebol brasileiro cederem seus direitos de exploração da marca para o Fut 7 também é um diferencial pois acredito que equipes com nomes de empresas ou cidades por mais que tenham história e façam um excelente trabalho no futsal não possuem o mesmo apelo de mídia.

 O Fut 7 veio pra ficar e espero colaborar para que futuras gerações usufruam dessas conquistas que estamos obtendo, tem muita coisa pra melhorar, mas vejo pensamentos e ações conjuntas em pró da coletividade. Neste sábado faremos a final da Supercopa com o Vasco, 14hs na Redetv e acredito que será mais um passo para consolidar esse momento de desenvolvimento. Grande abraço aos amigos do Futsal em Pauta e por que não em breve o fut7empauta (risos)”, completou.

O fixo Victor Mello, da AABB/Mapfre, é um dos inúmeros atletas que também atuam no futebol society.

“Fut7 lembra muito o antigo futebol de salão, com a diferença de mais dois jogadores para cada time e uma quadra um pouco maior. Até as regras são parecidas, mas acho que a única diferença mesmo fica por conta da bola e da grama sintética”.

Victor também diz porque muitos atletas do futsal estão migrando para o Fut7: “Acho que eh por conta da evolução da modalidade e também do mercado financeiro que está em alta no Fut7”, completou o atleta que atua pelo Fut7 do Corinthians.

No último sábado (24), o São Paulo venceu o Corinthians por 2 x 0. Após este placar, o Tricolor faz a final com o Vasco da Gama, que venceu o o Botafogo no ‘Shootout’. A grande final da Super Liga F7 Brasil acontece neste sábado (2), também na Arena Nacional

Fotos: Fan page Liga Fut7 Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.