Especial: Desabafo de um campeão

Bicampeão mundial com a seleção brasileira de futsal e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, o capitão Vinícius, hoje na ADC Intelli/Orlândia, fez uma declaração ao ‘News Futsal’, sobre o atual momento do futsal brasileiro.

“Irei fazer um resumo breve para que todos entendam o que acontece no nosso esporte (futsal) e como funciona o “sistema” no nosso país: Como todos sabem, o ex-presidente Aécio renunciou ao seu cargo, assim como alguns que seriam seus sucessores na hierarquia natural dos cargos. Sendo assim, o Renan (Tavares) assumiu a presidência da CBFS, pois o cargo “caiu no seu colo” devido às renúncias, Renan decide exercer a função de presidente.

Os patrocinadores condicionam o patrocínio a CBFS se alguns atletas voltarem a vestir a camiseta da Seleção. Devido à briga que aconteceu alguns meses atrás, que fez com que alguns atletas não fossem mais convocados, a decisão era complicada: seguir com a comissão técnica e alguns diretores ou demiti-los para que os atletas voltem a jogar pela Seleção e assim os patrocinadores voltariam também.

*Alguns membros da Comissão Técnica e alguns diretores foram demitidos.

Um grupo de oposição, formado por alguns Presidentes de Federações, tentavam nos bastidores convocar uma eleição, para que fosse escolhido de uma forma democrática o Presidente da CBFS. Recentemente, taxas de inscrição, revalidação, transferência estadual e anuidade (10.000 reais) que não estavam sendo cobradas das Federações nos últimos anos, voltaram a serem cobradas, deixando assim as Federações da oposição em débito. Por quê? Para que as mesmas não “Reprovem” (pois não podem votar por estarem em débito com a CBFS) as contas na Assembléia de amanhã e assim as contas sejam aprovadas e a CBFS possa receber patrocínios de empresas públicas. Ou seja, temos a certeza que não veremos eleições outra vez.

EU INDIVIDUO (não grupo) VINICIUS ELÍAS TEIXEIRA, sou a favor de eleições, pois acho que só assim daríamos um passo em relação a escolher democraticamente um novo Presidente pra CBFS. Seria uma oportunidade depois de muito tempo, eleições transparentes, com propostas de Gestão.

 Por isso não aceitei e nem irei aceitar nenhuma reunião, participação em eventos ou jogos feitos pela CBFS. Por quê?

 Porque estaria sendo incoerente defendendo eleições e participando de eventos relacionados à atual Gestão.

 Além disso, depois de “dar a cara pra bater” revelando os documentos que comprovavam irregularidades na antiga Gestão, eu não tenho “estômago” nem coragem de me aproveitar de nada agora, seja do que for relacionado com a CBFS. O “eu” tá fora de tudo agora, como eu já tinha postado há alguns meses atrás por aqui.

 Por isso também desejo paz aos que estiverem no poder. Pelo jeito, na auditoria que está sendo feita pela CBFS, o Renan não tinha nenhum envolvimento com as irregularidades da antiga Gestão. Por isso mesmo não concordando com que ele siga no cargo, não podemos acusá-lo de nada. Não vou ser eu o único “revoltado” do mundo, dando murro em “ponta de faca”. Mas de acordo não estou. Como sou só atleta e não tenho poder de nada, me resta desabafar no Facebook.

 Espero que todos entendam o que acontece no nosso esporte. Sou atleta e só escrevo isso para que todos que vivem do futsal fiquem por dentro do que acontece, e que tenham consciência do mundo em que vivemos e de como tudo funciona. Que criem o hábito de envolvimento e de análise crítica, para que pelo menos possamos mudar o pequeno mundo que está a nossa volta, mesmo que esse “Sistema” não consiga ser mudado.

 Espero que o futsal tenha tranquilidade aconteça o que acontecer amanhã. Que todos possamos “fiscalizar” qualquer irregularidade que possa acontecer de aqui em diante”.

Fonte: News Futsal 

Foto: Yuri Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.