Atlético Candelariense: um jeito diferente de fazer futsal

Há exatos 23 anos, nascia em Candelária (cidade com pouco mais de 30mil habitantes localizada ao centro do Rio grande do Sul), o Clube Atlético Candelariense. Fundado por José Carlos Braga, o Zezinho, em 5 de junho de 1992, o clube foi criado para dar oportunidade às crianças e adolescentes do município a praticarem o esporte mais conhecido do mundo: o futebol.

O Atlético sempre foi voltado ao bem social por meio do esporte, aos menos favorecidos. Nunca cobrou mensalidades de seus alunos e sempre sobreviveu pela ajuda da comunidade, do Executivo Municipal e de comerciantes locais.

UMA HISTORIA DE LUTAS E CONQUISTAS

 Ano após ano o clube foi trilhando uma história de sucesso e de reconhecimento no município. No início a escolinha tinha seus treinos aos sábados à tarde, para crianças e adolescentes de 8 a 16 anos, no antigo campo da Cagigo, mudando posteriormente no mesmo ano de 1992, para o campo da escola Lepage.

Nos primeiros anos de existência, o Clube se destacou pelas viagens realizadas para diversos lugares do estado e até mesmo do Brasil. Em 1993 o clube viajou para Belo Horizonte, onde enfrentou o Clube Atlético Mineiro. Em 1994 a viagem foi para o Paraná, para amistosos com o Paraná Clube e o Coritiba.

 Nos anos seguintes, 1995 e 1996, o Atlético visitou a cidade maravilhosa (Rio de Janeiro) para enfrentar os times que representavam o Botafogo, Flamengo e Bom sucesso. Em 1997 foi à vez de conhecer Florianópolis, oportunidade em que a equipe atleticana venceu o Figueirense por 4 x 1, em pleno Orlando Scarpelli. Dentre os principais adversários enfrentados dentro do estado podemos destacar Grêmio e Internacional de POA, Juventude de Caxias do Sul, Brasil de Pelotas, Flamengo de Alegrete, Grêmio de Bagé, entre outros.

 O FUTSAL

cand 1O futsal veio bem mais tarde, no ano de 2008. Em 2009, o Atlético sagrou-se campeão municipal, repetindo o feito em 2010, 2011, 2013 e 2014. No ano de 2012 foi campeão do campeonato regional de futsal de Candelária, Campeão do Aberto de Futsal de Cerro Branco (2011), além do bi campeonato juvenil nos campeonatos da categoria realizados em Candelária e Vale do Sol (2011 e 2012).  Tornou-se assim uma potência regional no futsal amador, reconhecido em toda região por sua gestão voltada ao bem social e pelas boas equipes que formava tanto do futebol de campo como no salão o qual vinha se destacando a cada ano mais.

UM JEITO DIFERENTE SE FAZER FUTSAL

Desde 2013 o clube sonhava com algo maior no futsal e começou a planejar como seria criado um projeto para o futsal e foi criado um departamento exclusivo para esse fim dentro do clube. Nasceu assim o Departamento de Futsal do Clube Atlético Candelariense coordenado por Rafael Oliveira, que montou todo o projeto de viabilidade necessária para a disputa do Estadual.  Assim, o clube deu talvez o maior passo de sua história: tornar-se um clube profissional e participar do campeonato gaúcho de futsal Série Bronze.

cand4

Com uma receita estimada em pouco mais de R$ 30 mil o grupo é formado apenas por atletas e comissão técnica com raízes ligadas a Candelária (a maioria iniciou na própria escolinha do clube) os quais não recebem nenhuma remuneração para jogar ou prêmio por vitorias, “é tudo feito por amor ao clube! E acreditem: ninguém reclama, ao contrario isso é o que fortalece e une ainda mais o grupo de jogadores”, declara o atual presidente Rafael Vezentini, que já foi atleta da escolinha.

Mas estrutura não falta a eles. O Ginásio é muito bom, possuem uniforme completo para jogos e treinos, uniforme completo de passeio para verão (bermuda e camisa) e inverno (agasalho), bolsa de viagem, transporte com qualidade (ônibus com ar condicionado, frigobar, DVD, internet), alimentação em dias de jogos, lanche durante viagem e janta após a partida.

Os treinamentos são feitos três vezes por semana sempre à noite, a equipe é comandada pelo treinador Douglas Braga, filho do fundador e um dos primeiros alunos da escolinha na década de 90.

A prefeitura garante toda a infra-estrutura e um dos ginásios do município foi destinado exclusivamente para uso do clube, o ginásio Gigante do Botucaraí com capacidade estimada em 1000 espectadores é considerado um dos melhores da Série Bronze.

cand3

Um fato que merece destaque é que o Atlético não cobra ingressos nos jogos em casa, a entrada é gratuita para o público de todas as idades, existe apenas uma contribuição espontânea de qualquer valor e o torcedor que contribui ganha um cupom para concorrer a brindes diversos, entre eles a camisa oficial do clube, “o Atlético quer que o clube seja o clube da família, que pais tragam seus filhos pro ginásio e os ensinem a torcer pelo tricolor”, frisa Vezentini.

Em dias de jogos em casa, as mulheres/namoradas dos jogadores fazem a recepção na porta de entrada de todos os torcedores, dando boas vindas e convidando a torcer pelo clube.

OS PLANOS

Sabe-se que o campeonato da Série Bronze é o mais difícil entre os três da FGFS, mas isso não preocupa o Atlético, o clube é um dos mais em estruturados da série bronze, com uma serie de profissionais de todas as áreas, unidos para garantir o melhor rendimento possível aos atletas dentro e fora da quadra.

Segundo o presidente Rafael, nesse primeiro ano o clube esta fazendo tudo com os pés no chão, pensando em fazer um bom campeonato, valorizando seus atletas e adquirindo experiências.

“Estamos fazendo uma base sólida com um grupo jovem, com média de idade em 22 anos para no futuro podermos almejar algo maior, não que não estejamos pensando em conquistar uma das vagas para a série prata, pelo contrário a cada jogo jogamos como se fosse o jogo das nossas vidas, jogamos pela camisa, jogamos por amor, mas também sabemos que existem clubes com maiores recursos e conseguem montar equipes mais competitivas, por isso respeitamos a todos sabendo que todos têm seu objetivo”, completa Rafael.

O AGRADECIMENTO

O clube só chegou onde está porque obteve o apoio e a dedicação de muitos, segue as palavras de agradecimento do presidente:

“Todos os presidentes que passaram pelo Atlético enquanto escolinha deixaram algo positivo para o clube e a comunidade, criando com isso uma raiz, um respeito e uma admiração pelo trabalho voluntário exercido. Fruto disso, vieram novos caminhos e novas oportunidades, melhorando a imagem e a marca do Atlético, aumentando sua visibilidade no Estado e importância para o nosso Município.

Quero agradecer a todas as pessoas que contribuíram para este crescimento, sem citar nomes para não cometer alguma injustiça, mas todas as pessoas que fizeram parte das diretorias do clube, todos os atletas que vestiram a camiseta e todas as pessoas que contribuíram anonimamente com aporte financeiro para a sustentação do clube.E conclamamos a comunidade que abrace o Atlético, que compareça nos jogos, que vibre e incentive a equipe, pois a torcida será o sexto jogador.”

 POR QUEM É FORMADO O ATLÉTICO

Presidente: Rafael Vezentini

Vice- Presidente: Diego Larger

Coordenador: Rafael Oliveira

Ass. de Imprensa: Tiago Garcia

Treinador: Douglas Braga

Prep. Fisico: Vinicius Braga

Prep. Goleiros: Silas Rebhein

Roupeiro: Juliano da Silva

Goleiros: Beto Costa, Bil, Elton, Maninho e Eduardo

Fixos: Fernando, Vaca, Érico, Ariel.

Alas: Guto, Juninho, Guilherme, João Vitor, Pedro, Tinga, Mateus, Taxinha

Pivôs: Digo, Rafa,Lucas

Por Alessandro Rosa – Sucursal Futsal em Pauta (RS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.