Apelidos em comum, talento brasileiro e disciplina oriental na LPF

O esporte brasileiro, ao longo dos tempos, sempre contou com atletas orientais. Os exemplos são os mais variados: Poliana Okimoto (Maratona Aquática), Hugo Hoyama, Gustavo Tsuboi (Tênis de Mesa), Kazu (Futebol), Felipe Wu (Tiro Esportivo), Felipe Kitadai (Judô), Paula Ishibashi (Rugby), e por aí vai.

No futsal, essa escrita se mantém, e cada vez mais com novos nomes despontando. Mas, a história de orientais que brilham nas quadras começou há muito tempo. Nos anos 90, Kazu (hoje treinador da AABB/Mapfre), Paulinho Japonês (ex-camisa 10 do Corinthians), Paulo Massami (treinador do Serrana Futsal), dentre outros, deram o ‘ponta-pé inicial’ na vitoriosa trajetória oriental na modalidade.

“Os Japas”:

Três atletas, três histórias diferentes, mas com algo em comum. Atualmente, o Mogi Futsal se dá ao luxo de ter em seu plantel dois jogadores que levam o mesmo apelido: Japa.

Kleiton Hanashiro, ala/pivô da equipe mogiana, tem no currículo passagens por muitos clubes de São Paulo e de outros Estados, como o Caça e Tiro, de Lages (SC). Antes, o atleta defendeu as cores do Corinthians (sub-20), Pinda EC, São Caetano Futsal, AD Yoka, Grêmio Mogiano e Clube Atlético Guarulhense.

Em 2012, foi um dos destaques do Pinda EC na conquista do vice-campeonato da LPF, quando o time vale-paraibano enfrentou a AABB em dois jogos memoráveis. No ano seguinte, pelo São Caetano Futsal, sagrou-se campeão da Copa Paulista.

Neto de orientais, Rogerio Yuzo Ei, está na equipe mogiana desde a última temporada, após defender as cores da AABB/Mapfre.

Japa nasceu na zona norte de São Paulo (14/8/1987), mais precisamente no bairro do Imirim, onde teve a primeira chance nas categorias menores do SACI, em seguida, passou pelo sub-20 do Araçariguama, até se transferir para a AABB. Pivô de origem, Japa tem como planos na carreira jogar a LNF (Liga Nacional de Futsal) e conquistar títulos.

Em Jales……

A pouco mais de 580 km da capital paulista, surgiu um novo clube para disputar a LPF (Liga Paulista de Futsal): o Jales Futsal. Formado neste ano, o elenco também conta com um outro Japa: Luiz Henrique Matsumoto.

Nascido em 19/1/1993, em Guarulhos (SP), o atleta entrou para o mundo da bola quando tinha apenas cinco anos, na escolinha ASMG Bom clima, também em Guarulhos. Dois anos depois, veio a primeira mudança de vida, quando foi para Japão, onde teve a oportunidade de estudar e defender as cores do time da escola.

Após sete anos, Japa retornou ao Brasil, dando sequência à carreira dentro dos gramados, passando pelas categorias de base da Portuguesa e Flamengo, de Guarulhos.

No entanto, certos motivos fizeram com que Japa se desligasse do futebol de campo e voltasse às quadras. No ano de 2010, a convite do experiente treinador Zé Roberto, Japa acertou com o EC Vila Galvão e jogou a Série Prata do Campeonato Paulista (sub-17).

Nas quadras, Japa passou ainda pelo AD ASA, Jacareí Futsal, XV de Piracicaba Futsal, AD Wimpro, Pinhal Futsal. Assaf Futsal (RS) e Clube Atlético Guarulhense.

Fotos: Mogi (Gilberto Santos) | Jales (Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.