AD Jaraguá: Uma equipe sem estrelas e com pinta de campeão

Semana Especial: Vitorioso. Assim se resume o futsal de Jaraguá do Sul (SC). Mesmo sem o alto investimento, o qual levou à cidade ao topo mais alto da modalidade durante anos, e sem grandes estrelas, a equipe catarinense volta a disputar as semifinais da Liga Nacional após quatro anos. Em 2010, ainda em parceira com a Malwee, a AD Jaraguá ficou com o título ao bater a Copagril em uma final emocionante.

No ano seguinte, o projeto chegou ao fim, frustrando milhares de torcedores apaixonados pelo futsal. Sem perder tempo, a diretoria se mobilizou e em 2012, foi montado um time competitivo, mas que se classificou para a segunda fase apenas na 13ª posição.

Já no ano de 2013, em parceria com a CSM/Pré Fabricar, Jaraguá do Sul encerrou a fase classificatória em terceiro lugar. Já nos playoffs, o time caiu diante o Corinthians.

Neste ano, a AD Jaraguá superou todas as expectativas ao liderar a primeira fase praticamente ‘de ponta a ponta’. Foram 18 jogos, 15 vitórias, dois empates e uma derrota (curiosamente para o mesmo Corinthians, que aplicou 3 x 2, em SP).

Na segunda fase, os comandados por Sérgio Lacerda somaram 11 pontos, com três vitórias, dois empates e uma derrota. Na sequência, Baranha, Dian, Nenê, Keko, Oito Meia e companhia passaram pela Krona com empate por 3 x 3 e vitória por 4 x 0, na Arena Jaraguá.

Kleber Rangel, supervisor da equipe, fala sobre o investimento e o planejamento traçado no início desta temporada:

unnamed (2)O investimento é menor do que o retorno de mídia espontânea que tivemos este ano. Algumas equipes hoje têm como princípio fundamental para o sucesso: Trabalho 30% e investimento 70%. Aqui é diferente trabalhamos 70% e investimos 30%, é mais ou menos assim. No início do ano cheguei na equipe com alguns problemas do passado, unimos as forças, diretoria, comissão técnica e principalmente atletas, todos acreditaram no trabalho de cada, não houve a necessidade de redução de salários (que era uma opção) para se resolver nosso problema de patrocínio. Hoje estamos em dia inclusive resolvendo todas as pendências de 2013, afirmo a todos TRABALHO, CREDIBILIDADE E HONESTIDADE. O trabalho transparente deu tranquilidade aos atletas, não ameaçamos ninguém trouxemos a felicidade para jogar. Respeitamos cada um dentro de suas funções, e respeitamos nossos adversários, sem exceção”.

Muitas apostas sobre o futuro do Jaraguá foram feitas ao longo da competição, sendo que muitos cravam o time como favorito ao título e outros afirmaram que Jaraguá ‘cairia’ na terceira fase. Hoje, Jaraguá tem chances reais de conquistas:

“Não entendemos até agora essas afirmações, uma equipe que chegou a final da Copa Foz do Iguaçu, a final do Estadual, teve a melhor campanha da Liga deve ser respeitada pelos adversários, temos certeza que estes pensamentos dos nossos adversários talvez os tenham prejudicado e por isso ficaram no meio do caminho. Sabemos que equipes de grandes investimentos ficaram para trás, isso foge a regra, mas no ano passado a equipe de Concórdia foi um exemplo, eu tenho uma tese, estrutura e organização vence, credibilidade vence, honestidade vence , trabalho vence, aí está o segredo do sucesso, é claro que a competência da comissão técnica e atletas foram fundamentais. Desde o início acreditamos que tínhamos chances, porque não? Porque o investimento não era grande? Então pergunte para as equipes de grandes investimentos porque não chegaram? Isso é um grande problema para eles! Nós acreditamos, aqui não tem eu e sim nós”.

Durante anos, o futsal de Jaraguá teve como grande parceira a Malwee, conquistando quatro títulos da Liga Nacional. Caso Jaraguá leve este ano, podemos afirmar que este é o penta campeonato, ou por ser um projeto novo, seria um título inédito?

“Eu tive a oportunidade de trabalhar com a MALWEE FUTSAL, foi maravilhoso, foi triste quando o ciclo se encerrou, foi duro para o meu coração ver um trabalho de 10 anos estar terminando, nunca irá ter uma equipe como a da Malwee, nunca mesmo, em 10 anos foram uma coleção de títulos, 4 Ligas, 6 Taças Brasil consecutiva , 7 Sul Americanos e 7 Libertadores, entre outros títulos de Super Liga , Estaduais , Jogos Abertos, Torneios, fora os Vice campeonatos que para quem não sabe também é título, e foram 4 Vice Mundial, aí os caras (os entendidos do futsal) dizem não ganhamos o mundial, e é verdade mas fomos vice, para chegar até lá não é fácil, então faça em 10 anos o que a Malwee Futsal fez, aí serão grande como Jaraguá.

Jaraguá do Sul ganhando a Liga, claro que seremos PENTA, não há nada de separação, o caminho será árduo, ficaram as melhores equipes, as de mais investimentos, nós somos o patinho feio, nosso investimento é humilde, nossos atletas estão buscando suas afirmações dentro do cenário do futsal, eu estou aqui para ajudar essa garotada com minha experiência, antes da Malwee já tinha ganhado Liga, taça Brasil, estaduais em diversas categorias, no Vasco da Gama, e outras equipes do Rio de Janeiro.

Sou apenas uma formiguinha e juntos, vamos buscando novos desafios. Parabenizo a todas equipes da Liga, pelo grande evento realizado, quem for campeã de 2014 terá um título valorizado, não é fácil para ninguém colocar uma equipe em quadra, muito trabalho, em especial parabenizo os semi finalistas, chegamos todos nós, muito respeito por cada um, mas com união e muita força junto de nossa torcida agora mais do que nunca queremos o lugar mais alto”, encerrou.

Fotos: Tamiris Dinamarco e Luccas Salles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.