Em parceria com a Unicamp, Indaiatuba começa a pré-temporada

Visando a estreia na Liga Paulista de Futsal, a equipe da AD Indaiatuba/Clube 9 de Julho iniciou nesta semana os treinamentos, com atividades no período da manhã e testes físicos no Ginásio do Núcleo Poliesportivo Rêmulo Zoppi no período da tarde.

Com o apoio do Departamento de Avaliação da Faculdade de Educação Fisíca (FEF) da Unicamp (Universidade de Campinas), a equipe realizou importantes testes físicos com os atletas profissionais nesta terça-feira. 

O Departamento de Avaliação é coordenado pelo professor Doutor Sérgio Augusto Cunha. As avaliações foram comandadas pela professora doutorando, Natália Arnost Vieira e outros dois profissionais da Unicamp.

Os jogadores foram avaliados nos testes de Lactato Mínimo, e Rast (Running-based anaerobic sprint test). Na segunda-feira, também foram aplicados os testes de velocidade, salto vertical e antropometria. 

Segundo o coordenador do departamento de avaliação física da equipe, André Ferrari, o teste de Lactato Mínimo é um método desenvolvido para identificar a intensidade de exercício onde ocorre a transição entre dois momentos distintos em nosso organismo através de análise de amostras sanguíneas obtidas durante uma atividade padronizada. 

“Dessa forma, é possível identificar a intensidade máxima onde o atleta ainda realiza o exercício aerobiamente, ou seja, encontra-se o ponto máximo em que é possível sustentar por tempo prolongado uma determinada atividade”, afirmou Ferrari. 
Ferrari disse ainda, que o Rast aplicado durante a análise do lactato verifica a velocidade e a aceleração da corrida, bem como suas respectivas fadigas. 

Para o preparador físico, Ricardo Stocchi de Oliveira, os testes contribuem para o seu o planejamento. “O Rast aponta para mim a potência média e máxima de corrida e o índice de fadiga, até para projetarmos as condições dos atletas naquele pique no final dos jogos. Com estas avaliações temos os desempenhos individuais dos atletas e assim podemos trabalhar as necessidades de cada um”, disse.


Com informações: Assessoria Indaiatuba

Fotos: Márcio Aguiar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *