Unochapecó colabora com pesquisa de doutorado no futsal feminino

Prof. Carminatti observa as atletas da Female nos testes

Além de buscar sua melhora contínua, o futsal feminino da Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora também procura contribuir para a evolução da modalidade. Nesta semana, as multicampeãs estão participando da pesquisa de doutorado do professor chapecoense Lorival Carminatti.

O trabalho, com o título de “Validade Direta e Longitudinal do Teste FIET (Futsal Intermittent Endurance Test)”, está sendo realizado por Lorival desde o início de 2011. Embora também estude equipes masculinas, o foco é justamente no futsal feminino. Isto lhe dá o caráter inédito, pois não existem pesquisas da Educação Física voltadas para as garotas do salão.

As atletas estão fazendo testes físicos com o professor nesta terça (31), quarta e quinta-feira, no Ginásio Plínio Arlindo de Nês, em todo fim de tarde. A pesquisa deverá ser finalizada em maio do ano que vem.

* E não é só a Female na pesquisa

O professor Carminatti, de 47 anos, já vinha fazendo testes com a Female. Antes de começar a temporada, realizou uma etapa da pesquisa. “Agora, estamos fazendo um comparativo com o meio do ano, após estes meses de competições e jogos. O objetivo é ver o quanto o teste FIET, que é espanhol, pode predizer sobre o desempenho da atleta”, explicou.

Embora seja uma tese a ser apresentada na UFSC de Florianópolis, a Unochapecó está junto nesta empreitada com a professora Maria Elizete Pozzobon. Como resultado desta parceria entre os mestres, há também a intenção de, no começo de 2013, fazer um período de 45 dias com treinamentos individualizados baseados nos resultados.

Carminatti realiza esta pesquisa de desempenho não somente com a Female: “O trabalho está sendo feito com as equipes da Liga Futsal. Foram realizados testes com o Barateiro/Brusque, a AD Jaraguá e o Dom Bosco (que jogará a edição deste ano). Pretendo fazer também com o Kindermann/Caçador e a Unesc/Criciúma”, afirmou.

Nesta terça, o teste consistiu em corridas alternando velocidade e tempos de descanso. Na quarta, os trechos deverão ser percorridos em velocidade sempre alta e menores paradas. E, na quinta, haverá uma simulação de jogo, com direito a filmagem.

Informações: Ricardo Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.