Especial

Técnico Juliano Martins, agora no Guararema Futsal, fala em formação de atleta

Após seis anos, o técnico Juliano Martins, o Jabá, está de volta ao futsal do Alto Tietê. O treinador vai comandar a equipe sub-20 de Guararema na disputa da Liga Paulista da categoria, na qual o time estreia no dia 15 de julho, contra o Impacto Futsal, de Ferraz de Vasconcelos, às 20h, em casa.

Nas últimas seis temporadas, Jabá esteve à frente do time adulto do Pulo Futsal, de Campinas, onde foi vice-campeão da Liga Paulista, em 2020, além de ter conquistado títulos dos Jogos Regionais. Vale lembrar que, entre 2007 e 2015, Jabá comandou a extinta equipe do Grêmio Mogiano, de Mogi das Cruzes. Nesse período, ele conquistou seis taças, entre trabalhos nos times sub-20 e adulto.

Embora tenha assumido Guararema apenas no mês passado, o treinador participou da montagem do grupo para a disputa da Copa da LPF, no primeiro semestre, competição em que a equipe foi eliminada na primeira fase.

“Voltar a trabalhar na base é prazeroso e não foge muito da média de idade que eu vinha trabalhando. Jogadores jovens, com qualidade técnica e que precisam de direcionamento e entendimento das partes do jogo. A principal diferença é a cadência de jogo. Saber quando acelerar ou não é o grande ponto que estou trabalhando com eles”, disse Jabá.

Essa será a primeira vez que Guararema disputará a Liga Paulista sub-20. Atualmente, o elenco conta com 17 jogadores.

“Primeiro de tudo é classificar bem e evoluir dentro da competição. O time chega em um processo de evolução, que passa pela estruturação do projeto dentro e fora de quadra. Teremos uma equipe muito aguerrida e com muita vontade de fazer dar certo”.

“Estamos pensando em médio a longo prazo com relação a isso. Prova é que 85% da equipe são de atletas que ainda terão idade para o sub-20 ano que vem. A ideia é desenvolver o sistema que gosto e fui desenvolvendo nos últimos anos para dar oportunidade de crescimento a esses atletas”.

Apesar de ser o primeiro ano de atividade do futsal de Guararema, um dos objetivos no clube no futuro é disputar competições na categoria adulta. Porém, Jabá reforçou que, inicialmente, o planejamento do time é trabalhar na formação de atletas.

“Estamos vivendo o presente, e o presente é dar oportunidades a esses jovens atletas que estão fazendo parte do projeto. Após o término da temporada vamos sentar e avaliar tudo. Como treinador, quero fazer o que sempre fiz pelas equipes que passei, evoluir junto com ela e, se deixar o projeto em algum momento, deixar ele melhor do que quando encontrei”, encerrou.

Com informações: Globo Esporte.com | Foto: Arquivo Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *