Sul-Americano Sub-17: Seleção brasileira está pronta para a estreia

A Seleção Brasileira sub-17 está pronta para a estreia no Sul-Americano da categoria. Depois de uma semana intensa de trabalhos físicos e treinos táticos, o Brasil entra em quadra neste sábado (21), a partir das 19h, para encarar o Peru.

Técnico da Seleção sub-17, Daniel Júnior ficou bastante satisfeito com o que deu para observar dos garotos brasileiros em ação durante o treino. O grupo, segundo o teinador, conseguiu absorver bem tudo que foi pedido pela comissão técnica durante os últimos dias de ação.

“Essa foi uma semana de muita riqueza na transmissão de conceitos de jogo e aprimoramento da capacidade de jogar em todos os aspectos, como físicos, técnicos, táticos e emocionais, além dos trabalhos de prevenção de lesão. Tudo isso se deve ao bom planejamento feito e essa vinda a Foz do Iguaçu com antecedência”, afirma.

Ajuda válida

A competição Sul-Americana da categoria é inédita no futsal e por isso surgem algumas dificuldades na preparação, como a falta de informações do adversário. Para suprir essa necessidade, Daniel conta que pegou dicas com um grande amigo e companheiro de profissão.

“Em relação a Seleção Peruana, pouco consegui obter de informações acerca da forma de jogar. No entanto, a maior fonte de informações foi o treinador Serginho Schiochet, hoje na Seleção Brasileira principal. Temos uma boa relação e, segundo ele, a escola peruana tem um jogo individual muito forte, tanto de ataque quanto de defesa, com atletas habilidosos. Baseado nisso, montamos nossa estratégia”, explica.

Lapidando talentos

O desafio de trabalhar com garotos da base não é novo para Daniel. Ele também é responsável pela categoria no Joinville (SC), e foi campeão da edição 2016 da Taça Brasil sub-17, realizada em Fortaleza, no Ceará. O treinador destaca que esse trabalho precisa ser feito com todo o cuidado possível, pois os garotos passam por um momento de transição na carreira.

“Em virtude da pouca idade, há um processo de ensino-aprendizagem e assimilação de conceitos que precisa ser trabalhado com os atletas. Vê-se uma qualidade técnica apurada, mas de intencionalidade e significância a serem lapidadas nestes garotos para obter maiores conhecimentos de jogo e resolução de problemas na execução prática”, pontua.

Brasil e Peru fazem parte do Grupo A da competição, que ainda conta com Uruguai e Equador. No Grupo B estão Argentina, Paraguai, Chile, Venezuela e Bolívia. O torneio Sul-Americano segue até o dia 28 de maio, quando conheceremos o primeiro campeão da categoria no continente.

Fonte: CBFS / Foto: Ricardo Artifon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.