Há 105 anos, nascia o Sport Club Corinthians Paulista

Maior campeão estadual, campeão da Liga Paulista em 2013, dono de uma das maiores torcidas em todo o planeta e com um elenco recheado de grandes craques. Assim é o Corinthians, que nesta terça-feira (1), completa 105 anos de muitas glórias.

A História:

Tudo começou ainda sob à luz de lampião, mais precisamente na Rua José Paulino, no Bairro do Bom Retiro (centro de São Paulo), onde cinco operários da estrada de ferro São Paulo-Railway (Joaquim Ambrósio, Carlos Silva, Rafael Perrone, Antônio Pereira e Anselmo Correia), encantados com os ingleses do Corinthians Casuals, decidiram criar um clube com o mesmo nome.

Assim, na noite de 1 de setembro de 1910, após uma breve reunião com cerca de 13 pessoas, nascera o Sport Clube Corinthians Paulista. “Vai ser o time do povo”, disse um de seus fundadores. O nome também foi algo a ser discutido. As ideias se resumiram em apenas três possibilidades: Santos Dummont, Carlos Gomes e até mesmo Guarani. Mas em comum acordo, todos optaram por Corinthians.

O começo não foi nada fácil, de porta em porta, os fundadores do Corinthians Paulista, arrecadavam dinheiro para a primeira bola e o primeiro uniforme, o qual era bege, mas por conta da má qualidade do tecido, desbotava em poucas lavagens.

O primeiro jogo:

A estreia aconteceu 10 dias após a fundação. O adversário era o poderoso União da Lapa (uma respeitada equipe da várzea paulistana). Jogando fora de casa, o Corinthians deu trabalho em perdeu apenas por 1 x 0. Na ocasião, a equipe entrou em campo com Valente, Perrone e Atílio; Lepre, Alfredo e Police; João da Silva, Jorge Campbell, Luiz Fabi, César Nunes e Joaquim Ambrósio.

O Futsal:

Se nos gramados, a trajetória alvinegra é marcada por muitas conquistas, nas quadras o êxito também é o mesmo: títulos em todas as suas categorias, formação de craques, dentre eles Dentinho, Edu Gaspar, Jô e William, e na atualidade, um elenco digno de uma verdadeira seleção: Guitta, Neto, Leandro Simi, Leandro Caires, Valdin, Deives, Elisandro, Pepita, Rafa, além do experiente treinador Fernando Ferretti, formam um time respeito e um dos favorito à conquista da LPF (Liga Paulista de Futsal) e LNF (Liga Nacional de Futsal).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.