Há 10 anos, nascia a parceria São Caetano/Corinthians/Unip

Quem vê o futsal corintiano forte, estruturado e vitorioso nos dias de hoje, talvez não se recorde do período em que a modalidade disputava apenas competições estaduais. No entanto, essa escrita foi quebrada há exatos 10 anos, quando Corinthians, São Caetano Futsal e Unip (Universidade Paulista), se juntaram para um novo projeto.

Nascia ali o São Caetano/Corinthians/Unip. A equipe do ABC Paulista, detentora da franquia da Liga Futsal (atual LNF), tinha prioridade na nomenclatura oficial do time. Os treinos e jogos aconteciam, ora no Ginásio do Parque São Jorge (zona leste de São Paulo), ora no Complexo Poliesportivo Joaquim Cambaúva Rabello, em São Caetano do Sul.

Faziam parte do projeto: Arthur Tacioli (Presidente do São Caetano Futsal), Andres Sanchez (Presidente do Corinthians), Laércio Graça (Supervisor), Edson Sesma, Fausto Bittar, Felipe Ezabella, Roberto Toledo e Mauro Checkin (Secretário de Esportes de São Caetano do Sul).

Flavinho Cavalcante (Treinador), Mauro Sandri (Preparador Físico), Serginho Santana (Preparador de Goleiros), Rogério Lencione e Renato Mendes (Fisioterapeutas), Brasa e Deives (mordomos) faziam parte da Comissão Técnica no elenco principal.

Já a categoria sub-20, contava com Lucas Chioro (treinador), Juninho (Preparador físico), Rafa (estatísticas), além de Rogério Lencione, Renato Mendes, Brasa e Deives. A força da categoria sub-20 foi além de competições estaduais, conquistando ainda a Taça Brasil de Clubes, em Niterói (RJ) e o Sul-Americano do Paraguai.

A parceria envolvia também o futsal e o futebol feminino, o qual tinha como destaques as experientes Bebel, Tiganinha, Nega, Nildinha, Indiamara e Roseli, além de promessas como Luaninha, Vivi (goleira), Barata, Indiamara, Anne, Dani “Espanha”, Dri, Joyce, dentre outras. Todas comandadas por Maurício Salgado (auxiliado por Patrízio Pizzarro). Renan e Cristóvão faziam parte da Comissão Técnica.

No futsal, a primeira comandante desta parceria foi a técnica Robertinha, a qual contava em seu plantel com atletas já renomadas: Bia, Cami, Pelé, Julye, Jessiquinha e Stephanie (Tatá), além de outras craques.  Pedro Henrique Vieira era o supervisor de ambas as equipes.

“Participar do projeto foi enriquecedor e gratificante. O Corinthians em parceria com a prefeitura de São Caetano do Sul e a Universidade Paulista montaram equipes com alto nível competitivo no futsal feminino adulto, sub-20 e adulto masculino. Ao final do primeiro ano de projeto já obteve resultados, conquistando os títulos estaduais nas três categorias. Nesse período tive a oportunidade de acompanhar mais de perto o trabalho do Lucas Chioro e do PC de Oliveira que contribuíram muito para minha formação”, relembra  Robertinha

O Começo:

No começo, tudo era bem simples, desde e a folha de pagamento, até matérias de jogo. Mas aos poucos, tudo foi se resolvendo até o dia da grande estreia na Liga Futsal: sábado, 4 de abril, empate por 3 x 3 com o Umuarama (PR). O jogo ocorreu na casa corintiana, onde Paulinho Japonês, Danilo Baron e Simi balançaram as redes.

Mas aos poucos, o futsal do Corinthians foi ganhando força e conquistando títulos. No primeiro ano da parceria, a equipe principal teve, além de Flavinho Cavalcante, o técnico campeão mundial pela seleção brasileira de futsal, PC de Oliveira, que levou o Timão à conquista do Campeonato Paulista 2009, após partida emocionante diante a Intelli, em Orlândia.

Depoimentos:

Roberto Toledo, o ‘Roba’, relembra o início do projeto:

“Fico muito feliz quando olho para trás e vejo que desde o começo da gestão do Andres Sanchez em 2008, manter um futsal bem estruturado foi uma das prioridades do clube. A parceria entre Corinthians, São Caetano e Unip colocou novamente o Timão na nata do futsal nacional e ao longo destes mais de 10 anos ajudou para que o departamento conquistasse os principais títulos do Brasil e, principalmente, contribuísse para que muitos dos talentos de nossas categorias menores migrassem para o futebol de campo ajudando o clube na revelação de inúmeros talentos para as categorias de base do Timão”, disse Roba.

Edson Sesma, o Edinho, também fala sobre a parceria e o crescimento do futsal alvinegro ao longo dos anos

“O futsal corintiano destacou-se nos últimos anos, obtendo expressivos resultados dentro de quadra, conquistando as principais competições da modalidade, tais como as inéditas Liga Nacional e Copa do Brasil, o Tetracampeonato da Liga Paulista (2013/2015/2016/2018), a tríplice Coroa na categoria sub 20, o Bicampeonato Mundial de Clubes sub 18 (2016/2018) e diversas outras conquistas nas categorias de base.

O projeto também é exemplo fora das quadras, com a integração plena entre todas as categorias, desde sub-8 ao principal. Outros exemplos são a visibilidade internacional e a cooperação de forma efetiva no desenvolvimento de outros projetos do Clube. O futsal está conectado ao futebol, e esta fiel parceria segue em pleno desenvolvimento, consolidando a filosofia e princípios do Futsal na formação e aproveitamento de atletas oriundos das categorias de base.

A excelência na formação de atletas, tanto para o futsal quanto para o futebol de campo, é evidenciada pela presença de atletas em diversos Clubes da LNF e ligas estrangeiras. Seguimos abastecendo o futebol de campo com atletas que colaboram desportiva e  financeiramente.

Diversos atletas chegam com destaque no futebol profissional,  e há grandes negociações desses atletas formados na parceria com o futsal, gerando receitas para o clube, um dos exemplos recentes é o Malcom (FC Barcelona). A modalidade também potencializa a marca Corinthians.

A média de público nos jogos do Futsal, e a grande quantidade de jogos transmitidos, demonstram a grande aceitação do público em geral e, em especial, do torcedor corintiano. A deferência na sua seção de Futsal, refletida na infraestrutura e qualidade dos profissionais, somados a filosofia de trabalho implementada nos últimos anos, faz do Corinthians um dos maiores projetos de Futsal do mundo”.

Elenco Masculino

Goleiros: Juca, Leandro De Martini, Lima

Atletas de linha:

Roque, Leo, Ferrugem, Magui, Dengue, Deivão, Chico Paulista, Danilo Baron, Genário, Paulinho Japonês, Simi, Rafinha, Thiago Bissoni e Francis.

Sub-20:

Goleiros: Tata, Erick Tanque e Lucas Cassio

Atletas de linha:

Bocão, Vitinho, Arthur Fon, André Farah, Juninho, Douglinhas, João Fred, Anjinho, Portuga, Pessoto, Cleitinho, Luan Carioca, Gleison, Fio e Felipinho.

Foto: Marcio Damião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.