Clubes iniciam movimento para obter maior autonomia em campeonatos

Uma reunião entre clubes de futebol de salão do Rio Grande do Sul, realizada no último sábado (19), no auditório da Fasurgs, buscou esclarecer a situação do futsal gaúcho e buscar estratégias para serem tomadas futuramente. O encontro, promovido pelo Passo Fundo Futsal, na figura do diretor de futsal da equipe, Matheo Casagrande, visou o fortalecimento das equipes de futsal do Estado. No total, foram 27 representantes de clubes que participaram da iniciativa.

Um dos motivos do encontro foi propor maior autonomia dos clubes dentro das competições estaduais, com o objetivo de facilitar a dinâmica e a logística das equipes e retomar à vitrine do futsal gaúcho. De acordo com o diretor de futsal do PFF, Matheo Casagrande, um movimento se inicia para buscar soluções ao descontentamento de diversos clubes sobre a autonomia dos clubes que atuam em competições da Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS).

“Os clubes  desejam tomar alguma decisão em relação à Federação. Há um consenso de querer ver o futsal gaúcho mais moderno, transparente”, afirma.

Com isso, alguns clubes buscam a possibilidade de migrar para a Liga Gaúcha de Futsal (LGF), um movimento independente de clubes gaúchos, chancelado pela Federação. No próximo sábado (26), um encontro na Câmara de Vereadores de Selbach será realizado com a participação de representantes da LGF.

“É uma discussão que está começando. Vamos discutir a possibilidade de existir migração de clubes para a Liga Gaúcha. Queremos fazer o futsal gaúcho a vitrine que sempre foi. É um processo que estamos iniciando, sem tomar nenhuma decisão ainda. Se é viável ir para a Liga, ficar na Federação. Pensar em questões que tornem o futsal melhor para os clubes”, destaca Casagrande.

De acordo com a LGF, 2019 será marcado por um novo momento, visto que um trabalho diferente deve iniciar a partir deste ano, com visão a reformulação da dinâmica das competições. É um desejo da Liga realizar intercâmbios com confrontos em nível nacional. Para tanto, a Liga convidou para a reunião do próximo sábado, o presidente da Liga Catarinense, Jorge Roberto, que irá conversar sobre a independência das Ligas. A Liga Catarinense iniciou em 2015 com 11 equipes. Atualmente, são 19 instituições franqueadas.

Com informações: Matheus Moraes/Diário da Manhã de Passo Fundo  | Foto: Guilherme Canal (PF Futsal)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.