Artigo: Porque o futsal ainda não está nas Olimpíadas?

Porque o futsal é um esporte praticado em praticamente todo o planeta e não está nas Olimpíadas? A pergunta que nunca se cala, gera uma grande discussão ao longo dos anos, e ao longo desse período, coloca em confronto o COI (Comitê Olímpico Internacional) e a FIFA. O COI quer mesmo o futebol de campo, porque é o esporte mais popular do mundo e valoriza o evento. A FIFA, por sua vez,  não quer que as Olimpíadas ofusquem a Copa do Mundo.

 Enquanto isso, o Brasil perde a oportunidade de garantir, com quase certeza, uma medalha olímpica. E assistir, calado, algumas decisões que parecem não fazer sentido, como a inclusão da ‘pelota basca’, esporte muito menos praticado no planeta cujo protagonista é o México.

Alguns diz que se trata-se apenas de business. E nesse negócio, o futsal é a moeda de troca. O COI concorda em tornar o futsal olímpico desde que o futebol de campo seja disputado pelas seleções principais dos países  (o que a FIFA não aceita, e acontece esse impasse, o qual dificilmente será resolvido no curto prazo), principalmente porque há outras reivindicações da modalidade, como, por exemplo, a inclusão do futebol de areia.

Tudo isso tem que ser administrado politicamente, já que há um limite de modalidades olímpicas, atualmente definida em 26. Ou seja, para entrar o futsal, tem que sair alguma.

Por David Gomes /  Foto – Seleção italiana /  Arquivo/Copa do Mundo de Futsal FIFA – 2008

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.