Artigo: O preparador físico peça de confiança na comissão técnica


O preparador físico de uma equipe que almeja sucesso não pode ser visto apenas como mais um integrante da comissão técnica.  Toda equipe que se preze deve ter um preparador físico altamente capacitado, dominador do assunto, sempre atualizado, totalmente embasado na ciência, conhecedor da prática e de total confiança da instituição.
Para isso precisa ser um profissional que tenha credibilidade com o grupo, que saiba comandar e liderar a equipe, que seja respeitado por todos, principalmente pelos atletas. Nos dias de hoje se veem muitos atletas com altos salários, afastados por lesões, muita das vezes as lesões são ocasionadas “também” por treinos mal aplicados, e, este afastamento congestiona o departamento médico, fazendo necessário contratar mais profissionais para cuidar do processo de tratamento e recuperação, gerando gastos imprevistos para o clube, comprometendo o orçamento.
Neste caso, o preparador físico contratado e de confiança do clube, deve ter todo o conhecimento dos princípios do treinamento, saber aplicar cargas ideais de trabalho, de acordo com o que se tem de estrutura física e propor períodos de recuperação para os atletas, sugerindo períodos de folga, minimizando as chances de lesões.
Infelizmente, o que se vê por ai, são pessoas despreparadas e muitas vezes inabilitadas para exercer e função de preparador físico, pondo todo o trabalho a perder, submetendo atletas a treinos copiados, sem sequer entender o mínimo das variáveis que envolvem uma periodização física, respeitando os princípios básicos de volume e intensidade e as fases de recuperação. Ou seja, gerando prejuízos, quebrando etapas do planejamento por não poder usar os atletas nas atividades de treinos e jogos, às vezes encerrando projetos que podiam ser promissores.
Enfim, os culpados por isso, são as pessoas responsáveis pelas contratações, quando acham melhor gastar mais em jogadores caríssimos, estruturas que muitas vezes não são usadas e nem montadas de acordo com o que o preparador físico precisa.
         
Quando na verdade o ideal seria primeiro ter o profissional da confiança que cuida do corpo de quem faz o espetáculo, o atleta. O assunto é extenso, daria para escrever vários livros, um filme, um documentário, ou seja, o assunto é muito amplo, e nem tampouco complicado.
Mas vale a pena refletir.
Por Maurílio Sampaio Tavares / Preparador físico fisiologista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.