Especial

Artigo: Atletas & Técnicos: os maus resultados podem estar na comunicação

Ouvir é uma função, escutar é uma entrega! Quando praticamos um esporte é inevitável vivermos uma relação intensa com nossos técnicos. Precisamos entender as suas orientações e saber descrever nossos sentimentos e dificuldades. Tudo deve funcionar com muita clareza e precisão.

De um lado temos o olhar externo, daquele que vê os detalhes, daquilo que é impossível identificarmos sozinhos. Do outro lado, existe um desejo e uma força interna voltada para vencer, mas que muitas vezes erra por excesso ou más escolhas.

Todos com o objetivo comum, mas cada um na sua posição, no seu devido lugar. Deveria ser o conjunto perfeito, mas porque na prática nem sempre é assim? Um dos principais problemas na relação entre atletas e técnicos está na comunicação, especificamente na falta de escuta.

Vamos entender melhor. Ouvir é diferente de escutar:

– Ouvir é uma função física, um ato de captar os sons externos e perceber o mundo. Isso não significa que ao captar o som, exista uma decodificação e um entendimento “correto” sobre aquilo que se ouve;

– Escutar é ir além do ouvir, é abrir mão dos pensamentos e da fala para se entregar a palavra do outro. É estar atento e presente na mensagem que está sendo passada.

Escutar muda o resultado de uma comunicação e nos dá a possibilidade de entendermos o outro, de conversarmos sobre nossas dúvidas e nossas opiniões.

Quando o técnico ou o atleta não estão dispostos a escutarem, certamente o resultado será um relacionamento desastroso, pesado e com muitos conflitos.

Assim hoje a orientação neste artigo é para que todos os envolvidos numa comunicação, sejam técnicos ou atletas, treinem o escutar, abrindo mão na necessidade imediata de falar, para primeiro entender a necessidade do outro.

Somente assim será possível construir juntos uma solução, buscar o melhor caminho e alcançar os lugares mais elevados.

“Espero que está mensagem possa ajudar a todos os esportistas, atletas, técnicos e envolvidos, no dia a dia de treinos e trabalhos”.

Anderson do Prado-Pinduca
Psicanalista e Personal Trainer
@pinducaprado

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *