1º Workshop para árbitros da LNF encerra com saldo positivo

 Aconteceu neste final de semana (6,7 e 8/3), no Hotel Pampas, em São Bernardo do Campo (ABC), o primeiro workshop voltado ao quadro de oficiais que irão atuar na 20ª edição LNF (Liga Nacional de Futsal), a partir do próximo mês de abril.

O evento reuniu cerca de 50 árbitros das regiões sul e sudeste, além de diretores da entidade: Guilherme Brandão, o Palhinha (Gestor), José Carlos dos Santos (Diretor Técnico), Daniel Pomeroy (Diretor de Arbitragem), Edson Sesma (Diretor Administrativo), Laércio Graça (Diretor Financeiro), Daniel Victor Gualassi (Coordenador Administrativo) e Valdir Teixeira Filho (membro da Comissão de Arbitragem).

Durante os três dias de workshop, foram abordados assuntos de muita importância para a atual temporada. No primeiro dia de palestras, foi apresentado o organograma, no qual constam todos os diretores e demais funcionários da LNF, todo o planejamento estratégico para esta 20ª edição da LNF e também muito se falou em alterações nas regras, questionamento sobre gesticulações, interpretações e padronização.

Segundo Daniel Pomeroy, o evento foiuma experiência ímpar, até pelo entrosamento de todos e discussão sobre as regras:

“Na minha ótica, um fator primordial foi o entrosamento entre a arbitragem, pois muitos não se conheciam pessoalmente e com o evento todos puderam trocar informações e sugestões o que tornou o evento um sucesso. Nesta ocasião os árbitros e árbitras do quadro da FIFA receberam seus escudos de árbitros internacionais no ano de 2015.

No geral, foi um congraçamento deste debate de regras, com uma relevância importante para eles, porque este ano teremos um árbitro principal neutro nas partidas da Liga desde a primeira fase e este workshop foi utilíssimo neste ponto de vista”.

Sérgio Brechane (RS), árbitro FIFA, também falou sobre este primeiro encontro:

“Pode ajudar muito, pois foi um grande passo da Liga Nacional em direção ao quadro de árbitros, na tentativa de padronização e planificação da aplicação das regras do futsal”.

A única representante de São Paulo, Renata Leite, avaliou este primeiro workshop como uma iniciativa fantástica:

“Há muito tempo, a arbitragem brasileira precisa deste tipo de iniciativa, que se chama Padronização, com dimensões continentais, como nós temos aqui. Temos que colocar as pessoas dentro de uma sala a falarmos:

Olha gente, isso aqui é assim, isso tá certo, isso tá errado (SIC), e todo mundo escuta a mesma conversa falada pela mesma pessoa, sempre vai haver uma divergênciazinha, então, definimos algumas coisas que estavam divergindo de Estado para Estado, sem contar que você consegue reunir todo mundo antes mesmo do início de uma grande competição e a Liga Nacional passar a eles (árbitros), o seguinte: Vocês também fazem parte do jogo”.

Alex Lira (SP) está no quadro nacional desde 2011 e diz que foi muito gratificante para a classe fazer parte deste projeto da nova gestão da LNF:

“Saber do reconhecimento e do respaldo que nos foi passado pela direção da LNF, nos dá combustível extra para trabalharmos com segurança e total afinco nesta nova fase do futsal nacional.

Este 1º Workshop foi de muita importância para que tenhamos uma padronização nas aplicações das regras do jogo em todos os estados e procuremos nos aperfeiçoarmos ainda mais nos trabalhos para mantermos um bom nível nas atuações dos jogos que virão, sabendo também que neste ano tudo indica que teremos a melhor Liga Nacional de Futsal de todos os tempos e na confiança depositada por esta gestão. Parabéns aos Gestores da LNF pela iniciativa”.

homenagemFoto: Daniel Victor Gualassi

Ao final do workshop, as árbitras Renata Leite (SP), Gisele Torre (SC) e KatiusciaMayer (PR) foram homenageadas pela direção da LNF pelo Dia Internacional da Mulher, assim como todos foram agraciados com um par de cartões amarelo e vermelho e uma moeda para o sorteio.

Vale ressaltar que o evento foi realizado após parceiros como a Poker (empresa que adquiriu o direito de uniformização dos oficiais), e o Hotel Pampas, os quais acreditaram no projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.