1982 e 2012: Anos que marcam a primeira e última conquista da seleção em Mundiais

O ano de 2022 representa duas marcas distintas para o futsal brasileiro. Mas para entender o significado deste ano, é preciso voltar no tempo. 1982 e 2012 – épocas que têm algo em comum: títulos. Há 40 anos, a seleção brasileira de futebol de salão conquistava o primeiro título mundial. Ainda sob a chancela da FIFUSA (Federação Internacional de Futebol de Salão), a modalidade dava os primeiros passos para se tornar uma potência dentro do país. Já o ano de 2012, representa o último titulo mundial da seleção brasileira.

Com grandes craques, mas com um investimento muito inferior aos dias atuais, o Brasil venceu – o até então rival – Paraguai, por 1 x 0, com gol de Jackson (o grande responsável pela ‘dinastia’ da camisa 12). As duas equipes decidiram o título no Ginásio do Ibirapuera (São Paulo), onde milhares de pessoas acompanharam o time comandado por Julio Cesar Vieira. Destaque também para Carlos Alberto, campeão nos anos de 82, 85 e 89.

Na ocasião, o treinador brasileiro convocou os seguintes atletas: Pança, Beto e Barata (goleiros), Walmir, Paulo Cezar, Paulinho Rosas, Leonel, Branquinho, Cacá, Paulo Bonfim, Jackson, Jorginho, Douglas Pierrot, Carlos Alberto e Miral. A campanha da seleção começou com vitória: 5 x 0 sobre a Argentina. Na sequência, 14 x 0 sobre a Costa Rica, 4 x 1 em cima da Tchecoslováquia (hoje República Tcheca), 5 x 1 sobre o Uruguai 4 x 1 nos colombianos.

30 anos mais tarde, a seleção brasileira de futsal viajou até a Tailândia, palco de mais uma Copa do Mundo de Futsal (agora sob a tutela da FIFA). Marcos Sorato, o Pipoca (que já havia sido campeão mundial em 2008, como auxiliar técnico de PC de Oliveira), era o treinador da equipe principal, a qual tinha como atletas os seguintes nomes: Guita, Tiago e Franklin (goleiros), Ciço, Neto, Rodrigo, Ari, Gabriel, Vinicius, Fernandinho e Falcão, Simi, Jé e Wilde.

A caminhada por mais um título começou com vitória: 4 x 1 em cima do Japão. Depois o Brasil aplicou 13 x 0 na seleção da Líbia. 3 x 1 sobre Portugal, fechando a primeira fase. Nos playoffs: Brasil 16 x 0 Panamá. 3 x 2 na Argentina, depois 3 x 1 em cima da Colômbia e por fim, a inesquecível conquista sobre a Espanha com vitória por 3 x 2. A competição marcou ainda, uma paralisia facial sofria pelo ala Falcão na partida diante os argentinos.

Lembrando que nas edições seguintes do Mundial, em 2016 e 2021, o Brasil não disputou títulos.

Fotos: Getty Images | CBFS | Arquivos pessoais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.