Saiba por que o Mundial de 2011 foi o mais especial da vida de Vanessa Pereira

Jogar todos os mundiais pela seleção do seu país é algo que todo atleta sonha para sua carreira e Vanessa Pereira teve a honra de participar de todas as edições. Se não bastasse isso ela ainda conquistou os seis títulos da competição e citou o Mundial de 2011, no Brasil, como o mais marcante da sua carreira.

“Foi algo sensacional, a sensação era de euforia, nervosismo e ansiedade. Era o primeiro mundial no Brasil, a primeira vez com transmissão do Sportv, o ginásio estava sempre cheio… foi uma sensação única”, relembrou.

O Mundial de 2011 aconteceu em Fortaleza (CE)  no mês de Dezembro. Na primeira fase o Brasil venceu com tranquilidade as seleções da Venezuela, Espanha e Angola e classificou em primeiro no Grupo A. Na semifinal encarou a Rússia e também venceu chegando assim nas finais diante da Espanha e aí não teve mais momento fácil.

“A Espanha sempre foi e acredito que sempre será uma das seleções mais fortes do mundo. Depois que passamos da semifinal e que sabíamos que as enfrentaríamos, procuramos estudar bastante o jogo espanhol e o principal: elas haviam perdido a Amparo, uma das melhores atletas da equipe”, citou.

E dentro de quadra não foi diferente, a Espanha pressionou e saiu na frente logo no início do primeiro tempo. Ai foi aquele jogo: 1 a 1, 2 a 1, 2 a 2…a Espanha sempre na frente chegando a fazer 3 a 2 e quando tudo parecia perdido, Vanessa apareceu e empatou o 3 a 3 e levou a partida para a prorrogação e foi ela que marcaria o único gol na etapa seguinte e que decretaria a vitória e o título ao Brasil.

“Não esperávamos sair atrás e muito menos tomar um gol faltando 1’30’’ e aí tivemos que arriscar goleiro-linha de uma hora pra outra. Mas era pra ser assim, emoção, vibração e teste pra cardíaco como se costuma dizer na gíria”, contou.

Vanessa também destacou a importância que Vander Iacovino, técnico naquele ano, teve na conquista desse mundial tão inesquecível, ao lado de atletas tão experientes.

“Foi uma sensação de honra e sonho realizado. Todos sabem que o Vander foi e sempre será meu ídolo. Trabalhar com aqueles que você sempre seguiu, sonhou um dia encontrar é algo mágico. E o melhor de tudo é saber que ele é um treinador espetacular e uma pessoa sensacional”, afirmou.

 

Muitos não sabem é que Vanessa estava machucada durante toda a competição e a superação da atleta e a conquista desse título, fez com que o Mundial de 2011 tornasse o momento mais marcante de sua vida.

“Joguei o mundial com dois ligamentos parcialmente rompidos. Eu sabia que a qualquer momento poderia acabar tudo pra mim, mas eu sempre acreditei no Deus que me guia e se eu consegui tudo isso foi graças a ele e aos fisioterapeutas e médicos que estavam na comissão”, relembrou.

NOS BASTIDORES

“Antes do jogo da final o Reinaldo (supervisor) chegou até mim e disse: “O pessoal da Espanha falou que na sua temporada lá você não jogou e nem mostrou nada”… Naquele momento eu senti um fogo e uma vontade de jogar absurda, mais do que eu já estava. Reinaldo e toda a comissão sabem do meu caráter e como fico quando mexem com algo desse tipo comigo. Quando fiz o gol do empate eu virei de costas e apontei pra minha camisa e meu nome como sinal de que se lá eu não tinha jogado como disseram, talvez agora vissem alguma coisa. Momento de explosão mesmo! Aí no final do jogo o Reinaldo vem e me diz que era tudo brincadeira e que fizeram aquilo para me deixar mais quente pro jogo. Depois de saber pedi desculpas, pois me senti mal pelo que tinha feito.”

Assista aos gols da grande final entre BRASIL x ESPANHA: https://www.youtube.com/watch?v=oF4vhuXhvSc

Por Tamiris Dinamarco | Foto: Divulgação CBFS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.