Você se lembra dele? Goleiro Zé Andrade fala sua trajetória no futsal

Nascido em 19 de setembro de 1981, em Recife (PE), José Andrade de Barros, ou simplesmente Zé Andrade, é um dos goleiros mais experientes em atividade no futsal paulista. Atualmente, o atleta – que tem como treinador o também goleiro Pezão – defende as cores do Paraibuna EC (clube que disputa a Série A1 da Federação Paulista de Futsal).

Mas não foi exatamente sob as traves que Zé Andrade começou a carreira:

“Em 1988, quando tinha sete anos de idade, meus irmãos me levaram para um teste no Santa Cruz FC. Na verdade, comecei  jogando de pivô, depois ala, e fixo (onde me saí um pouco melhor que as outras posições), mas logo em seguida, tentei o gol e lá fiz minha carreira”, relembra.

Os clubes ao longo de sua trajetória são inúmeros, bem como sua coleção de títulos: Santa Cruz FC, São José Futsal, Palmeiras/Osasco, Wimpro/Guarulhos, Pirapora/Reflet, Jacareí Futsal, Ford/Taubaté e Paraibuna EC.

Dentre centenas de partidas disputadas profissionalmente, Zé Andrade aponta qual foi a inesquecível: “A partida que jamais esquecerei foi a qual eu defendi a Seleção Brasileira. Na ocasião em um amistoso cheguei a marcar um gol”.

O atleta também fala sobre a evolução do futsal e esta nova geração de goleiros:

“O futsal tem evoluído bastante, porém, alguns dirigentes que fazem este esporte precisam evoluir junto (coisa que não está acontecendo). O Brasil sempre foi bem servido de grandes goleiros como, por exemplo, Serginho, Lavoisier, Pezão, Facó entre outros, então somos um seleiro de grandes goleiros e esta geração mais nova é também uma geração de excelentes goleiros”.

id_23830_8Campeão de diversas competições, principalmente na época em que atuava no São José Futsal, Zé Andrade revela que tem apenas um sonho na modalidade: “Sonho pessoal não, porém, tenho o sonho de ver esse esporte que tanto amo se tornar olímpico um dia”.

O atleta encerra destacando as amizades que fez durante a carreira: “Tenho grandes amigos no futsal, não vou citar nomes, pois passarei a semana inteira só escrevendo, e também para não cometer nem uma injustiça com aqueles amigos que eu não lembrar agora”.

Principais títulos:

Campeão da Copa Dalponte (2001)

 Campeão da Copa Pernambucana (2001)

 Campeão Pernambucano (2001)

Campeão da Copa Vanguarda (2001)

Campeão Metropolitano – Série Prata (2007/2008)

Campeão do Metropolitano – Série Ouro (2008)

 Campeão da Copa dos Campeões TV Vanguarda (2008)

 Campeão dos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior (2005 e 2007)

 Campeão do Metropolitano – Série Ouro (2003 e 2007)

 Campeão dos Jogos Abertos Brasileiros – JAB’s (2007)

 Campeão do Troféu Cidade de São Paulo (2003/2007)

Campeão Estadual – Série Ouro (2006)

Seleção Pernambucana de Futsal Campeão Juvenil (2000) e Campeão Principal (2000)

Passagem pela Seleção Brasileira de Futsal sub-23 em 2001.

 

Foto: Divulgação / Frame de vídeo ESPN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.