Jogadores da A.A. FIB terão cardápio individual

Os atletas da Associação Atlética FIB terão um cardápio de alimentação individual.O menu especial foi desenvolvido por Débora Tarcinalli Souza, coordenadora do curso de Nutrição das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), através do Convênio de Cooperação Interdisciplinar da Área da Saúde e a equipe de futsal.

“Nós temos um projeto de extensão para todos os cursos da área da saúde que envolve o futsal e o curso de Nutrição ficou responsável pela parte de avaliação alimentar dos jogadores”, explicou José Ranieri Neto, diretor administrativo da faculdade e presidente da A.A. FIB.

Cada jogador participou de uma consulta com a nutricionista e respondeu um questionário. “Nós fizemos um diagnóstico nutricional do elenco, teve perguntas que envolveram dados pessoais e dados clínicos, para conhecermos o estilo da vida dos;os atletas também responderam todas as questões alimentares, para sabermos como eles se alimentam e quais alimentos eles consomem, e fizemos, ainda,um levantamento da alimentação deles nas últimas 24 horas”, detalhou Débora Tarcinalli Souza.

Com base nos dados coletados durante as consultas, a nutricionista elaborou o menu de alimentação individual para o elenco da A.A. FIB; além da coordenadora do curso de Nutrição da Faculdades Integradas de Bauru (FIB), os alunos 3º ano, Lorena N. do Amaral Padim e Renato Alves de Morais, também participaram da construção do cardápio.

De acordo com Débora Tarcinalli Souza, a alimentação é responsável por 70% do desempenho dos atletas em quadra. “Se o jogador não estiver bem alimentado, não em quantidade, mas sim em qualidade, ele não terá energia suficiente para treinar e consequentemente não terá um bom desempenho nos jogos, por isso, o atleta precisa estar sempre bem nutrido”, afirmou a nutricionista.

O Convênio de Cooperação Interdisciplinar da Área da Saúde das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) também garante atendimento fisioterapêutico aos atletas da Associação Atlética FIB e a realização de exames biométricos, através do curso de Biomedicina da faculdade.

Com informações e foto: Rafael Peloso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.