ESPECIAL: Salonistas revelam quais suas lembranças na capital paulista

ESPECIAL: O aniversário de 463 anos da cidade de São Paulo é comemorado nesta quarta-feira (25). Uma data que se transformou em feriado e uma forma de muitos conhecerem as belezas da capital paulista, principalmente a cultura e culinária.

Mas no esporte, São Paulo também reserva boas lembranças. Segundo um outro lado da história, o futsal surgiu em 1930, na ACM (Associação Cristã dos Moços), localizada na região central da cidade.

E aos poucos, o até então futebol de salão, ganhou força e hoje é uma das principais modalidades esportivas praticadas em todo o planeta. A seguir, atletas e treinadores revelam quais suas lembranças na capital paulista:

 Ale Falcone:

“Acho que o mais especial para mim de SP, que tenha um significado muito importante, é o ginásio da Federação Paulista de Futsal, onde eu frequentei desde que me conheço por gente. Lá que disputei as primeiras finais estaduais, onde fui rodinho por muitos jogos dos profissionais e também passei muitos finais de semanas por lá na durante a minha infância”.

Caíque Ladislau:

“Eu nasci em São Paulo, mas raramente vou pra lá; Mas algo que me marcou foi a Corrida de São Silvestre do ano passado, que pude acompanhar. A Paulista toda fechada para o evento, toda a organização e fora as milhares de pessoas envolvidas”.

Danilo Henrique:

“A capital paulista marcou minha infância e me traz grandes lembranças familiares, como os dias de jogos no Pacaembu acompanhado do meu pai, o Museu do Ipiranga (localizado no bairro do Ipiranga onde passei uma parte da minha infância), além do ginásio da Federação Paulista de Futsal, onde passei muitos dos meus finais de semana, sempre na companhia dos meus pais”.

Gabriel de Lima:

“É difícil falar uma recordação em especial, porque eu nasci em São Paulo, então tenho várias. Mas acredito que uma que me marcou foi quando fui pro Pacaembu, a primeira vez em 2009. O jogo era Corinthians e Fluminense pelo Brasileiro, o Ronaldo marcou três gols, e me marcou bastante ver a torcida do Corinthians, e claro assistir o fenômeno de perto”.

Kleber Grund:

“O bairro do Tatuapé é o meu reduto,  junto com a Vila Formosa, local onde eu cresci e fui criado. Só  tenho boas lembranças,  morar em São  Paulo é fazer parte do mundo, pois encontramos tudo  e todas as culturas do planeta estão aqui. Amo ser Paulista  e ter essa cidade  como o reduto do meu coração”.

Marcio Martins:

“Eu nasci no Brás e me criei em São Paulo. De especial, tudo. Temos um pedacinho de cada lugar, um pouco da cultura de todo mundo, mas fico triste pela falta de segurança e ausência de um governo que não faça média com o crime”.

Diego Almeida:

“O que me recordo com carinho são as viagens do interior para os jogos na capital. Além disso, São Paulo tem muitos lugares para entretenimento, que são muito legais”.

Juninho:

“Eu considero São Paulo, uma cidade das oportunidades profissionais, uma outra coisa que me chama muito a atenção é o setor gastronômico, que independente do horário, você encontra o que quiser. São Paulo é uma cidade 24h”.

HISTÓRIA:

A história da cidade de São Paulo ocorre paralelamente à história do Brasil, ao longo de aproximadamente 463 anos de sua existência, contra os mais de quinhentos anos do país. Era um lugar de difícil acesso, pois arriscava-se a vida para escalar a Serra do Mar, quase uma muralha.

Os primeiros jesuítas fixaram-se num platô onde já viviam os caciques Tibiriçá e sua gente, onde é hoje o convento de São Bento. Terra fértil, de grande campo e muitos pinheiros os inimigos não podiam chegar sem serem vistos. A cidade nasceu em 1554, com a formação do Colégio de São Paulo de Piratininga.

*trecho extraído do blog https://historiadesaopaulo.wordpress.com/fundacao-da-cidade-de-sao-paulo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.