Especial artilheiros: Eles ‘cheiram gol’

No futebol e também no futsal, quando se ouve o termo “esse atleta cheira gol”, rapidamente se associa aquele que é capaz de balançar as redes a qualquer momento, independente da equipe na qual estiver atuando. No esporte da ‘bola pesada’, alguns nomes são fáceis de serem identificados. Craques consagrados e algumas promessas não fazem deste ‘rótulo’ uma responsabilidade, mas sim, um prazer.

A LNF (Liga Nacional de Futsal), principal competição do país, traz em seu histórico dezenas de goleadores nato ao longo dos seus mais de 20 anos de disputa, dentre eles, Manoel Tobias, Falcão, Lenísio, Índio, Ortiz e Vander Carioca, dentre outros.

Nesta edição, o pivô Keké, do Atlântico/Erechim (RS), é o principal artilheiro da competição com 13 gols e por onde passou, teve destaque por conta das inúmeras vezes em que balançou as redes. Pela LGF (Liga Gaúcha de Futsal), Keké já marcou três vezes neste ano.

Rodrigo, fixo do Magnus Futsal, foge um pouco da característica original de um ‘beque’. Além da forte marcação, o camisa 14 da equipe sorocabana encerrou a LNF na artilharia em duas ocasiões: no ano de 2012, quando defendia as cores do Carlos Barbosa, ao marcar 24 gols e na temporada 2016, dividindo o posto com Deives (ex-Corinthians). Na ocasião, ambos balançaram as redes vezes. Em 2017, pela LPF (Liga Paulista de Futsal), Rodrigo foi o artilheiro com 19 gols (um a mais em relação ao ala Falcão)

Falando em Deives, o atleta também tem facilidade em balançar as redes. Na primeira edição da LPF, disputada em 2012, o pivô Deives (na época atleta da ADC Intelli/Orlândia), foi o principal goleador do certame com 20 tentos anotados.

Outros nomes também entram nesta ‘galeria’: Rafa Martins, hoje no Campo Mourão Futsal (PR), foi o principal artilheiro da Copa Paulista de 2017, quando defendia as cores do Tempersul/Dracena. No Paraná, Rafa Martins já desponta como um dos principais artilheiros no Campeonato Estadual.

Leandro Borges, atualmente na AA FIB/Bauru, também deixa sua marca de artilheiro por onde passa. Suzano/Penalty, Qing Dao (CHI), Dracena/Tempersul, São Paulo FC, foram alguns clubes em que o atleta se destacou na artilharia

O pivô Thiago Gouvêa, ex-AABB, foi o ‘homem-gol’ da equipe paulista durante as três temporadas em que esteve no clube da zona sul de SP. No ano de 2016, Gouvea marcou oito vezes. Em 2017, foram 10 gols e neste ano, o atleta marcou nove gols, mas recentemente se transferiu para o Pato Futsal (PR).

Outro pivô com ‘faro de gol’ é Fabinho, do Taubaté Futsal. Na temporada 2017 da LPF, ficou com o posto de terceiro lugar na artilheira com 16 gols. Em 2016, foi o goleador maior da competição ao anotar 14 gols. Nesta edição da LPF, Fabinho já balançou as redes em 12 oportunidades.

Well (artilheiro da LNF em 2017 com 15 gols pela Intelli/Paraíso), Thiago ‘Cabeça’ (ex-Intelli, Itapeva, Corinthians, São Paulo FC, Sertãozinho, Osasco e atualmente do Rios Renovables/ESP),  Juninho (Ex-Corinthians, Barueri e Intelli), Guilhermão (ex- Mogi, Corinthians e Pulo do Gato),  Gafanha (Pulo do Gato/Sanasa), Cabreúva (Ex-São Caetano, Seleção Brasileira, Intelli, Corinthians e agora do Atlântico), Jé (ex-Carlos Barbosa, Santos, Seleção Brasileira, Intelli/Orlândia e agora no Atlântico), Eder Lima (ídolo no futsal da Rússia, por onde atuou 10 anos e atualmente no Magnus Futsal), são alguns nomes que também merecem destaques.

Fotos: Gilberto Santos | Ademir Brocco (Thiago Gouvêa), Keké (Jornal Bom Dia), Jé (Guilherme Mansueto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.